3 de fevereiro de 2015

TEMPURÁ


Depois de dias e dias de chuva, Ubatuba amanheceu cheia de sol e com o sol absolutamente azul. Justamente hoje que eu vim embora. Foi uma traição do tempo, mas eu nunca me rendo ao tempo ruim ou a outra qualquer coisa. Mesmo com tempo encoberto e o mar em fúria, eu vivi os meus momentos de deliciosa sintonia com a natureza, pisando em ondas de ouro líquido, brincando na praia, como uma menina, pisando, distraída, sobre o dragão do mar. Rindo, fascinada com tanta riqueza, com tanta beleza e com tanta energia, eu tenho que acreditar em algo maior. Cansada, mas feliz, eu voltei cheia de uma olímpica disposição. Eu estou morrendo de saudade e de fome. Que tal um tempurá? Vamos para a cozinha? Eu sei que você precisa salvar o mundo, às vezes, mas mesmo um salvador do mundo precisa comer, precisa rir, porque uma pessoa feliz é invencível. Pegue o teu avental, e siga-me! Eu ainda vou ver você de avental!...risos...


Ingredientes:
cenouras cortadas em palito
cogumelos
vagens
brotos de bambu
buques de brócolis
tiras de pimentão
folhas de cenoura
Pode-se usar, também, camarões, pedaços de peixe, mariscos.

Massa: 
1 gema
2 xícaras de água gelada
1 1/2 xícaras de farinha de trigo
1 pitada de bicarbonato

Molho vermelho agridoce
Dissolver 3 colheres de massa de tomate em 1 copo e meio de água.
Leve ao fogo para ferver. Adicione açúcar e um pouco de vinagre a gosto.

Molho de gengibre
Ingredientes:
5 fatias fininhas de gengibre, já descascado
4 colheres (sopa) de vinagre branco
4 colheres (sopa) de molho de soja (shoyu)

Molho de shoyu
1 xícara (chá) de água (200 ml)
1 sachê de HONDASHI®
1 colher (chá) de açúcar
1 colher (sopa) de saquê (opcional)
1 colher (sopa) de molho de soja (shoyu)

Modo de fazer: Misture bem em uma tigela, a gema com a água e o bicarbonato e,
mexendo sempre, junte a farinha de trigo aos poucos. A massa deve ficar bem fina.
Deve ser usada logo. Lave e enxugue os legumes, para melhor aderência da massa. Se for usar peixe ou camarão, antes de passar pela massa, passe pela farinha de trigo e tire o excesso. Quanto mais fria, a massa, melhor. Coloque os ingrediente, um de c ada vez, na mistura, e frite em bastante óleo quente.  Não coloque muitos ao mesmo tempo, e frite até ficarem dourados. O segredo desta mistura está na temperatura do óleo: muito quente escurece demais, muito fria encharca. A massa deve ser tão fina que mal cobre os ingredientes e o tempo de fritura é mínimo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário