7 de fevereiro de 2014

BOLO DE PÊSSEGOS E AMÊNDOAS.

Fonte: Receitas de Portugal

Eu não sei o endereço da felicidade!
Eu não conheço o seu rosto,
eu não sei se ela está nas coisas ou nas pessoas, 
ou quais são os seus requisitos.
Eu também não sei explicar 
o seu encanto,
e o seu poder de sedução sobre nós.
Eu nunca entendi porque 
nós nunca a enxergamos, quando ela está conosco.
Eu não sei se a felicidade é amar e ser amado,
se é o poder e a riqueza,
se é a saúde e a beleza,
ou se é a simplicidade,
a capacidade de nós enxergarmos as pequenas maravilhas do dia-a-dia.
Eu não sei onde está a felicidade,
mas eu sei que a felicidade nunca anda sozinha.
A minha felicidade, anda ao teu lado...


Meu Deus!  O calor está tão forte, que se pode assar bolo com a temperatura ambiente. Bem, por falar em bolo, que tal este dourado e delicioso bolo, criado pelos meus irmãos portugueses? Vamos para a cozinha, porque eu acredito que o forno está com uma temperatura mais amena. ...risos....
Boa tarde, para você que está tremendo de frio. Eu estou tremendo de calor!


Ingredientes:
3 ovos
125 g açúcar
2 colher (café) de baunilha
125 g de manteiga
100 g  de amêndoas moídas
1 colher (sopa) suco de limão
50 g de pão ralado
75 g de  maizena
1 1/2 colher ( chá) de fermento em pó
1 colher (de sopa) de rum

Recheio
1 lata de pêssego em calda
40 g. de amêndoas laminadas
1/2 xícara (chá) de uvas passas sem sementes
Açúcar de confeiteiro para polvilhar

Modo de fazer:  Bata os ovos com o açúcar, até obter um creme fofo e esbranquiçado. Misture a manteiga em temperatura ambiente, o rum e o suco de limão.
Em uma tigela, à parte, misture as amêndoas,  o pão ralado, a  maizena e o fermento em pó. Adicione, aos poucos essa mistura, à massa  da batedeira, batendo sempre, até obter uma massa homogênea. Unta-se uma forma redonda com manteiga, e polvilhe com amêndoas processadas. Coloque a massa na forma e disponha, sobre a massa os pêssegos escorridos, e  salpique com as uvas passas e parte das amêndoas processadas. Reserve algumas passas e amêndoas para a decoração final. Leve o bolo ao forno preaquecido, a 180º C, por cerca de 30 ou 40 minutos.
Depois cozido, desenforme o bolo, e polvilhe com açúcar de confeiteiro, lascas de amêndoas e passas.
Sugestão: Pode substituir os pêssegos, por maças ou metades de pêras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário