10 de outubro de 2013

FONDUE À PIEMONTESA

As noite de primavera tem um inebriante cheiro de vida. Enquanto um lindo e brilhante pedaço de lua passeia pelo céu, sem opção de eu ir visitar o meu futuro, o meu pensamento vai visitar o meu passado. Dê-me o prazer da tua companhia, porque hoje nós iremos compartilhar,um Bagna Cauda, uma receita típica do outono piemontês. A expressão pode ser traduzida como "molho picante" que nada mais é, do que um molho feito de azeite, alho e anchovas , servidos com vegetais frescos, crus, de preferência.
Não há nada mais romântico do que um fondue, apreciado à luz de velas, ao lado de quem nós amamos. Segundo a tradição, este prato é consumido nos regiões de Asti, Monferrato e Langhe Roero, no período da colheita. Em algum lugar do mundo, hoje é dia de colheita. Vamos, portanto, celebrar a colheita! ...risos...
Vamos para a cozinha, que eu conto como este prato  é preparado e servido. Pegue o teu espírito de aventura e siga-me, porque não existe nada mais delicioso, do que nós compartilharmos  a nossa história e as nossas tradições, contidas em um prato de comida.
Ingredientes:
Acompanhamentos
2 cenouras limpas e cortadas em palitos
1 pé pequeno de salsão cortado em palitos
1 pequeno maço de brócolis,  levemente cozido e cortado em raminhos
1 maço pequeno de vagens cozida
4 tomates bem firme, cortados em 6 partes.
palitos e pimentões verdes e vermelhos
1 prato de alface americana cortadas em tiras firmes
1 maço de cebolinhas verdes, cortadas em pedaços médios.
200 g de cogumelos pequenos
1 pacote de palitos grissini

Molho:
600 ml de creme de leite
1 colher de manteiga
2 dentes de alho amassados
50 g de filés de anchovas escorridas e amassadas
1 colher de orégano
1 colher de chá de tomilho
sal e pimenta branca moída na hora, a gosto.

Modo de fazer: Prepare todos os legumes, os crus e os cozidos, coloque em uma tigela de vidro, que possa ser colocada em uma cesta de vime, e cubra com um filme plástico e leve à geladeira. Claro que você pode escolher o seu jeito de servir!
Coloque o creme de leite em uma panela, em fogo brando, e vá mexendo, até reduzir um pouco. Em outra panela, coloque um pouco de manteiga e frite o alho, sem dourar. Junte os filés de anchovas, o tomilho e o orégano e cozinhe, em fogo brando, por alguns minutos, apenas para incorporar os ingrediente. Coloque o molho em um rechaud e junte o creme de leite reduzido, mexendo até formar um molho denso. Arrume os legumes, lindamente, coloque os grissinis em uma cestinha, e sirva, a luz de velas, claro! ...risos...





Nenhum comentário:

Postar um comentário