6 de março de 2013

FOLAR DOCE DE PÁSCOA

Fonte: Facebook -  Receitas de Portugal 

Amassar, esticar, apertar essa massa sedutora, macia, elástica, é mais que fazer pão: é transferir energia, é transformar um alimento para corpo em um alimento para alma. É uma carícia recíproca, é uma delicada declaração de amor, que cresce, alimenta e perfuma o mundo...

Eu sei, eu sei! Você só queria fazer um pãozinho!  
É! Mas antes tem que fazer penitência e experimentar a minha receita  poética do pão ....risos...

Este é um pão tradicional português. Origina-se na tradição antiga, em que os padrinhos presenteavam seus afilhados, na páscoa, com um pão, doce ou salgado - o Folar. A forma e o conteúdo variam conforme as regiões de Portugal, e podem ser salgados ou doces. É uma tradição, que tem como base o ritual da partilha, da confraternização, e está enraizado na gastronomia popular. Obrigada aos meus irmãos portugueses. Que linda tradição!


Ingredientes:
900 g de farinha
40 g de fermento de padeiro
180 g de açúcar
3 ovos
125 g de manteiga
Suco de uma laranja grande
200 ml de leite morno
1 colher de café de canela em pó
1 colher de café de erva doce
1 colher de café de sal
3 ovos cozidos
1 ovo batido
Geleia para pincelar, a gosto
Açúcar de confeiteiro para polvilhar

Modo de fazer: Escalde uma vasilha grande com água quente e escorra. Desfaça o fermento no leite morno, com o açúcar. Deixe levedar por 30 minutos. Bata os ovos, com a erva doce, a canela em pó, o suco de laranja e a manteiga em temperatura ambiente e o sal fino. Junte o fermento levedado e vá adicionando a farinha de trigo, até obter uma massa lisa e elástica. Se você tiver uma batedeira de massa, bata a massa por 10 minutos. Se você não tiver, amasse a massa até o ponto de véu, quando você puxa um pedaço de massa e ela estica até ficar quase transparente, sem quebrar. Faça uma bola com massa, cubra bem e mantenha em lugar aquecido, durante 1 hora e meia, ou até dobrar de volume. Depois da massa bem levedada, polvilhe a bancada com bastante farinha, coloque a massa sobre a bancada e amasse bem, até a massa desgrudar das mãos. Se necessário, adicione mais farinha. Forme uma bola com a massa e retire 1/3. Com a parte maior, forme uma bola achatada e coloque numa assadeira untada com manteiga e enfarinhado. Achate ligeiramente a massa, e coloque os ovos cozidos no centro, apertando bem para que eles fiquem presos à massa. pincele a massa com o ovo batido. Amasse um pouco a restante massa e faça com ela rolinhos finos. Coloque um rolinho à volta de cada ovo e cinco rolinhos em cruz sobre o folar. Pincele novamente com o ovo batido.
Deixe crescer, até dobrar de volume, leve ao forno pré-aquecido nos 180º entre 45 a 55 minutos. Depois de  assado,  retire do forno e pincele com geleia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário