25 de março de 2013

ARROZ DE FORNO COM FRANGO E ESPINAFRE


Eu já não sei, se eu sou a Eva ou a serpente,
Se eu sou a boca ou sou o beijo,
Se eu sou a mordida ou eu sou os dentes,
Se eu sou o amor ou o desejo...

Eu já não sei, se eu sou a vítima ou o açoite,
Se eu sou mulher mundana ou inocente,
Se eu sou o dia ou eu sou a noite,
Se eu sou boa ou má, completamente...

Este prato é uma refeição completa. Rico, saboroso, suculento, é mais uma dádiva dos nossos irmãos portugueses. Ele pode ser servido como prato único. Com uma taça de vinho torna-se uma festa, acompanhado de uma rica e colorida salada de folhas e batatas fritas,  vira um evento. ...risos... Vamos, para a cozinha, porque hoje tem festa na cozinha. Eu ainda sonho em ver você vestindo um avental.... mais risos..

Ingredientes:
1 frango
2 cenouras raladas
300 g de espinafre limpo
2 cebolas (1 pequena e 1 grande)
2 dentes de alho
Bacon em tiras e picadinho
2 xícaras de arroz agulhinha
150 ml. de vinho branco seco
3 colheres (sopa)  de molho desoja
2 folhas de louro
Mistura de pimentas moída
1/2 pimentão  vermelho picadinho
Coentro fresco picado
Azeite
Sal

Modo de fazer: Cozinhe o frango numa panela, com uma pitada de sal, a cebola pequena e 1 folha de louro. Depois de cozido, retire os ossos e a pele do frango e desfie a carne. Reserve o caldo do cozimento
Refogue o bacon em 1 fio de azeite, até dourar. Adicione a cebola grande e o alho picados, 1 folha de louro e  o pimentão picado. Feche a panela e refogue mais um pouco. Coloque o arroz e a cenoura ralada. deixe fritar o arroz até ficar ligeiramente esbranquiçado, mexendo sempre. Coloque o vinho branco e o caldo do cozimento do  frango, apenas a suficiente para cozinhar o de arroz. Junte os espinafres e deixe ferver durante uns 3 minutos para adicionar o molho de soja e temperar com a mistura de pimentas.
Quando o arroz estiver quase cozido verifique o sal, misture  o coentro e coloque em um refratário, com caldo suficiente para terminar o cozimento. Leve ao forno preaquecido, para gratinar. Sirva quente, com uma bela salada, e batatas fritas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário