25 de março de 2013

NHOQUE DE ABÓBORA COM MASCARPONE

Hoje eu acordei com o sol em minha mão.
Eu eu brinquei com o sol, como se ele fosse meu,
e eu fiz desta manhã, uma fogueira de paixão,
e eu olhei para você,  como se fosse um deus...

E se ontem eu fui chuva e tempestade,
com muito vento, raios e trovão,
hoje eu sou luz de intensa claridade,
como um raio de sol, pousado em tua mão.

A minha avó italiana, me ensinou a fazer este nhoque, e eu o fiz até a adolescência. Eu sai de casa, para trabalhar e estudar e nunca mais eu o fiz. Eu esqueci a receita. Um dia, por acaso, eu a encontrei na rede e eu a fiz. Tinha o gosto ancestral da minha família. É impressionante o poder que tem os cheiros, perfumes e sabores, de despertar, em nossas  memórias momentos muito felizes. Eu divido com você esta mágica experiência. Vamos para a cozinha, porque hoje é mais do que comida que nós faremos. É uma visita à minha infância. ...risos...

Ingredientes
4 pessoas
1 abóbora  Cambotiã média madura
4 ovos
Farinha de trigo suficiente para dar liga

Molho:
Caldo de cozimento da abóbora
1/2 xícara de massa da abóbora em forma de creme
250 g de mascarpone
Sal a gosto
Cebolinha picada bem fina
Endro fresco picado, Se não encontrar, substitua por sálvia.

Modo de fazer: Descasque a abóbora e cozinhe com uma boa quantidade de água. Como descascar essa abóbora é horrível, eu compro uns 660 g de abóbora descascada, na frutaria. Retire da água e misture com o mixer ou bata no liquidificador. O importante é fazer um creme homogêneo com a massa da abóbora. Não jogue fora a água, pois ela será utilizada no molho. Numa tigela junte a massa da abóbora com os ovos e mexa. Acrescente farinha aos poucos, mexendo sempre, até que a massa fique com a consistência de massa de bolo, mais pra mole do que pra dura. Numa panela grande coloque boa quantidade de água e salgue. Aí você vai cozinhar o nhoque. Quando ferver, despeje com uma colher de sobremesa um pouco da massa para testar se ela não vai desmanchar. Se desmanchar acrescente mais um pouco de farinha de trigo e teste novamente. Não desmanchando está no ponto. Vá pingando a massa toda na água com uma colher de sobremesa. Quando o nhoque boiar, espere mais uns dois ou tres minutos e retire. Coloque numa vasilha que possa ir à mesa.
Para fazer o molho,  salgue parte da água do cozimento da abóbora e junte 1/2 xícara de massa da abóbora cozida batida no liquidificador, passada na peneira ou amassada com o mixer. Deixe ferver. Vai ficar um caldo cremoso ralo, mas não um creme.  Misture 4 colheres de mascarpone, coloque o endro fresco picado ou a sálvia, misture bem e espalhe por cima a cebolinha picada, e despeje sobre o nhoque. Você ainda deve colocar um pouco de mascarpone sobre o nhoque. Sirva bem quente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário