10 de fevereiro de 2013

PÃO INTEGRAL DE TRIGO CENTEIO E OUTROS GRÃOS

Fone: Cozinha de Portugal
 Noite de domingo de carnaval. Enquanto o Brasil sai da linha, nos salões, sambódromos e avenidas, eu entro na linha, desfrutando uma grande paz, dentro de casa. Para você, que compartilha comigo, a delicia da vida em paz, eu dedico esta receita portuguesa de um saudável pão multigrãos.
Vamos para a cozinha? Pegue o teu avental e siga-me. ...risos... Eu ainda não me acostumei com a ideia de ver você de avental. ...mais risos...




Ingredientes


260 ml de água
1 colher de sopa de margarina
1,5 colher de chá de sal
2 colheres de sopa de açúcar mascavo
200 g de farinha de centeio
200 g de farinha de trigo integral
200 g de farinha de trigo
25 g de fermento fresco
1 colher de sopa de sementes de linhaça (branca e preta)
1 colher de sopa de sementes de girassol
1 colher de sopa de sementes de sésamo

Modo de fazer: Amorne a água e junte o fermento, aguardando que este se desfaça. Num recipiente largo coloque todos os ingredientes secos e quando o fermento estiver dissolvido junte-o também. Misture bem e acrescente os restantes ingredientes. Amasse durante, pelo menos, 10 minutos, até que a massa deixe de grudar nos dedos e pareça estar homogênea. Acrescente mais farinha ou água, conforme a necessidade. Faça uma bola com a massa e coloque-a num lugar sem correntes de ar e bem tapada com panos durante 1:30. Após este tempo divida a massa ao meio e faça dois pães do mesmo tamanho. Decore com algumas sementes e leve a forno aquecido a 200ºC por 45 minutos, aproximadamente, ou até o pão estar bem dourado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário