7 de outubro de 2012

TROUXINHA DE MASSA FILO COM SALMÃO E ALHO-PORÓ

Criação do chefe Lauro Lucchesi
Quando eu fico triste, nenhuma palavra pode expressar a minha tristeza, então a minha alma sobe na mais alta árvore da floresta, como eu fazia quando era menina, e subia na mangueira para fugir da dor. Quando eu estou feliz, eu não preciso dizer. Você sabe, porque tudo ri em mim. Quando eu estou com saudade  eu fico assim, imersa num intraduzível e  morno sentimento, que deveria ser apenas uma palavra da língua portuguesa, mas que dói com uma dor que se expressa em todos os idiomas.)
A tarde está silenciosa. Eu ouço apenas o som da fonte do jardim e o meu pássaro encantado, que parece cantar só para mim Neste momento eu estou vendo um passarinho bebendo água na fonte, numa cena delicada e poética. Em que pese esse ambiente cheio da poesia intrínseca da vida, eu vou levar você para a minha cozinha, que tem mil e uma utilidades. Serve, inclusive, para cozinhar. ...muitos risos. Este prato lindo, pode ser servido como entrada, num dia de muita inspiração. Vamos para a cozinha?

Ingredientes: 
1 receita de massa-filo
Se você não quiser por a mão na massa, pode comprar congelada.
De acordo com o chefe Lauro Lucchesi, a massa filo,seja caseira ou industrializada, deve ser manipulada com delicadeza e agilidade, pois pode secar e ficar quebradiça. Nunca use ingredientes quentes ou muito líquidos. Pincele com óleo de nozes ou amêndoas nos quitutes salgados e manteiga nas massas doce.

Recheio
1 xícara (chá) de alho poró filetadinho (a parte branca)
300 g de salmão cortado em cubinhos
1 colher (sopa) de mel
1 colher (chá) de mostarda escura
1 colher (sopa) de manteiga sem sal
1 colher (sopa) de shoyu
1 colher (sobremesa) de geleia de pimenta
1 macinho de cebolinha
sal a gosto

Modo de fazer: Aqueça a manteiga numa frigideira e salteie o alho-poró por 2 minutos. Adicione o salmão e salteie algumas vezes, mantendo o fogo médio, até que fique cozido. Junte o mel e a geleia de pimenta e agregue delicadamente, ajuste o sal, desligue o fogo e deixe esfriar.
Divida a massa filo em pedaços e abra discos de aproximadamente 25 cm, numa superfície enfarinhada e com uma pequena parte de maisena, o mais fino possível. Empilhe os discos aberto e bem enfarinhados ou colocando um pedaço de papel manteiga entre eles. Cubra com um pano limpo e levemente umedecido, para que não ressequem muito rápido.
Aqueça o forno a 180ºC, passe as folhas verdes da cebolinha em água fervente, escorra e reserve. Pegue um disco coloque um pouco de recheio no centro e amarre com a folha de cebolinha, na forma de uma trouxinha. Pincele com um pouco de manteiga, acomode num tabuleiro e leve ao forno por 8 a 10 minutos. Sirva quente. É muito lindo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário