16 de novembro de 2012

CHUPE PERUANO


(São mil mensagens escritas,
em versos de toda a cor,
São mil palavras benditas
para o meu único amor...)


Boa tarde para quem tem muitos amores. Boa tarde para que tem um único e lindo amor!
Hoje vamos para o Peru, preparar um prato rico em sabores e quente. Você vem comigo? ...risos...

O chupe é uma sopa sopas consistentes, consumidas no Peru, tanto pelos trabalhadores do campo, como os executivos na cidade  Esta receita é de Arequipa, conhecida como a ‘cidade branca’, onde os camarões são encontrados em abundância. Nesta receita, para se obter mais intensidade no sabor, se utilizam todas as partes do camarão. Este chupe é servido como prato principal.

Ingredientes:

2 kg. de camarões
1 taça de vinho branco seco
8 filés de linguado (pequenos)
1 xícara de farinha de rosca
¼ xícara de óleo
½ xícara de manteiga
1 colher de chá de alho moído
2 cebolas roxas, picadas
3 tomates, descascados e picados
1 colher de molho de tomate
2 milhos cortados em rodelas
½ xícara de ervilhas frescas
4  batatas cozidas, descascadas e cortadas pela metade
¼ xícara de arroz
4 xícaras de caldo de peixe concentrado
4 xícaras de caldo de camarão
350g de queijo fresco
1 xícara de creme gourmet (leite evaporado) ou creme de leite fresco
8 pimentas secas chamuscadas
8 batatas  inteiras, cozidas e descascadas
8 ovos escalfados
Tempero feito a base de aipo, acelga e cenoura

Molho de pimenta amarela
Cabeças de camarão
Sal, pimenta e orégano

Coentro picado para decorar

Modo de fazer: Lave bem os camarões e reserve 20 para guarnição. Separe os corpos dos camarões restantes e reserve. Aperte ligeiramente a base das cabeças dos camarões segurando entre o dedo indicador e o polegar para extrair o coral. Guarde as cabeças e elimine as vísceras.
Salteie na manteiga as cabeças, as outras carcaças dos camarões e o tempero de aipo, acelga e cenoura por alguns minutos. Adicione o vinho branco e cozinhe em fogo brando até que quase todo o líquido tenha-se evaporado. Adicione água suficiente para cobrir tudo (por volta de 8 xícaras) e volte a levar ao ponto de ebulição. Baixe o calor ao mínimo e cozinhe até que o líquido tenha reduzido pela metade, por aproximadamente 10 min.
Retire do fogo e deixe esfriar um pouco para bater no liquidificador e passar por uma peneira fina. São necessárias 4 xícaras desta preparação. Tempere os filés de peixe com sal e limão e passe pela farinha de rosca. Reserve os filés prontos para fritar pois só serão fritos na hora de servir. Em uma frigideira grande aqueça o óleo e o resto da manteiga a fogo médio. Salteie o alho e a cebola até que esta fique transparente (por volta de 3 min) Não as deixe dourar. Adicione o tomate, a pasta de pimenta amarela a gosto, a pasta de tomate e as cabeças de camarão reservadas. Misture tudo muito bem e cozinhe mexendo por 2 ou 3 min, agregue as verduras, o arroz e os dois caldos.
Tempere com orégano, sal e pimenta e leve a fervura. Adicione então os camarões limpos, a pimenta seca, os camarões inteiros, as batatas cozidas e o creme gourmet espesso. Baixe o calor para que a mistura não ferva, deixe cozinhar com a tampa fechada. Enquanto isso, escalfe os ovos em um pouquinho de caldo de peixe e frite os filés de peixe. Sirva em pratos próprios para sopa. Em cada prato coloque: primeiro o filé de peixe, os camarões limpos, as rodelas de milho, os camarões inteiros e por último um pedaço de queijo fresco. Agregue o resto do chupe e por cima de tudo, coloque o ovo escalfado. Decore com coentro finamente picado.

Dica: A pimenta amarela seca se chamusca para obter todo seu sabor. Para isto,espete a pimenta amarela seca com um garfo e coloque sobre a chama do fogão por alguns minutos.


Molho de pimenta amarela
Ingredientes: 

 ½ kg. de pimenta amarela
  ½ xícara de açúcar
¼ xícara de vinagre
2 colheres de azeite

Lavar a pimenta amarela,  sem talo e sem sementes. Colocar em uma panela grande com água fria, açúcar, vinagre e ferver. Reduzir o calor e cozinhar por 30-40 min. até que as pimentas estejam suaves. Escorra as pimentas e bata no liquidificador junto com o azeite. Forme uma pasta cremosa. Passe por um coador fino para retirar qualquer resíduo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário