1 de julho de 2023

NHOQUE DE ABÓBORA RECHEADO





Eu renasço em cada manhã,
eu me colo, pedaço a pedaço,
eu misturo a serpente e a maçã,
e derreto ao calor de um abraço.
Sou humana, com alma difusa,
coquetel de bicho e de gente.
uma espécie de fera confusa,
misturada com a mulher contente.
Eu sou um começo e um fim,
um resumo do meu desencanto,
sou somente o eterno motim,
um retrato do amor e do espanto.

Não ria! É possível fazer uma comida boa e poesia ruim,
e eu acho que eu tenho essa habilidade. ...muitos risos...
Eu sempre digo que comida é quase poesia.
É o caso do prato de hoje.
Muita gente acha que uma refeição sem carne não tem graça,
mas eu acredito que é porque elas não conhecem o prato de hoje.
Esse prato muito rico, é uma explosão de sabores. A doçura da abóbora, o toque suave
do alho assado, enriquecido pelo calor molho dos cogumelos e do queijo azul,
eleva esse prato a um alto patamar.
Pode ser uma excelente refeição, servido com um bom vinho branco
vira uma festa, ao lado de quem amamos vira uma celebração.
Nesta linda noite de sábado, com uma incrível lua passeando do céu,
o meu coração bate feliz.
Boa noite para você ,que gosta  de noites enluaradas!
Boa noite para você, que gosta de uma boa comida!
Boa noite para você, que gosta de uma boa companhia!
Boa noite para você, que gosta de tudo isso junto!
Você é como eu, esperto! ...muitos risos...




Ingredientes:
1/2 abóbora cabotiá  (média) assada (500g de polpa, aproximadamente)
1 cabeça média de alho 
200 g farinha (a quantidade depende da quantidade de líquido da abóbora)
1 colher de chá de fermento em pó
100 g de muzzarela cortada em cubinhos de cerca de 1 cm.
1 gema 
Sal, Pimenta e Noz-moscada 

Molho:
1 caixa de cogumelo paris fresco
1 dente de alho
3 colheres de azeite
100 ml de vinho branco doce
250 ml de creme de leite
50 g de queijo azul
Sal e pimenta preta, moída na hora.

Modo de fazer: Corte a abóbora na metade e retire as sementes. Regue com azeite, pulverize com sal, pimenta do reino moída  e leve ao forno a 200 graus C. Eu coloquei na air fryer a 200 graus, por cerca de 40 minutos.





 Corte a ponta da cabeça de alho, regue com azeite, polvilhe com um pouco de sal e pimenta do reino, embrulhe em papel alumínio e asse junto com a abóbora.
Enquanto isso, prepare o molho


Corte os cogumelos em fatias, depois de lavados e secos, e refogue em azeite e um dente de alho triturado, até ficar macio.
 Adicione o vinho e ferva até evaporar e reduzir o suco à metade.
Adicione o queijo azul ralado. Eu prefiro o roquefort, mas o gorgonzola é mais acessível. Mexa até incorporar e ficar cremoso (não deixe encorpar demais) e reserve.




Retire a polpa da abóbora assada já fria, com um colher, esprema o alho (depois de assado ele fica cremoso), e amasse bem com um garfo. 





Misture a gema, tempere com sal e pimenta e comece a adicionar a farinha de trigo, até obter uma massa homogênea e leve. A quantidade de farinha depende da água  contida na massa da abóbora. Divida a massa em 4 partes e faça rolinhos com cerca de 1,5 cm de diâmetro. Corte em pedaços de cerca de 2cm.  Amasse cada pedaço, coloque um cubinho de queijo no centro e enrole, até o queijo ficar bem envolvido.


Cozinhe em uma panela com bastante água fervendo e salgada com uma colher de sal grosso, de preferência. Cozinhe os nhoques até que flutuem sobre a água.
Para servir esse prato bem quentinho, eu preaqueço o prato de servir.

Montagem do prato: Aqueça o molho, e coloque uma parte no fundo do prato. Coloque a primeira camada e envolva no molho. Coloque a segunda camada, cubra com o restante do molho e polvilhe
com queijo ralado. Eu usei grana padano e ficou maravilhoso.




Nenhum comentário:

Postar um comentário