1 de junho de 2023

PÃO COGUMELO DE GERGELIM



Hoje foi um típico dia de outono, chuvoso e frio, aqueles dias em que a gente
sonha com aconchego, calor humano e comida gostosa.
Foi pensando nisso, que eu resolvi testar a receita de uma
 Chef da Malásia (autumn.kitchen),
uma dessas apaixonadas que abandononaram uma carreira de sucesso,
para ser feliz fazendo pães.
O teste foi uma experiência quase mística!
O ritual de preparar o sweet levain,
o processo, os perfumes, texturas e cores foi uma viagem.
Eu punha muita fé na receita, mas o resultado
foi tão incrível, tão lindo e saboroso,
que a emoção até me tirou o sono.
Lá fiquei eu, apaixonada, admirando os meus pãezinhos-cogumelo,
com um sorrios tonto na cara.
O pãozinho é macio como pluma, e a crostinha, feita com gergelim
moído, manteiga, açúcar, farinha e carvão ativado, tem uma crocância, e 
um sabor indescritível. O sabor da massa, extremamente macia,
 é quase neutro, e a cobertura, adocicada, cria uma onda de harmonia,
com o sabor quente do gergelim.
É uma sensação maravilhosa!
E aí? Vai ficar só imaginando, ou vai testar também?
Eeebaaa!!! Me conta como foi a sua experiência?

 



Levain doce:
20g fermento fermento
60g de farinha de alta proteína
25g de água
10g de açúcar

Massa:
140g de farinha de alta proteína
15 g de gergelim preto moído
10g de açúcar
3g de sal
60g de leite
1 ovo inteiro (55g)
15g de manteiga sem sal
Todo o conteúdo do levain doce ativado.

Cobertura
40g de manteiga
40g de açúcar de confeiteiro
40g de ovo
40g de farinha de baixo teor de proteína
10g de gergelim preto em pó
2g de carvão em pó
Punhado de gergelim branco


Modo de fazer:
Prepare o levain e deixe fermentar até triplicar, por cerca de 7-8h a 27-28C.
Misture todos os ingredientes da massa, exceto a manteiga, e misture até obter uma massa consistente e lisa. 










Eu gosto de fazer dobras, de 30 em 30 minutos.
Abaixe a massa e divida em 12 partes iguais (aprox 30g+ cada)
Modele em formato de bola lisa 

Coloque em forma de muffin untada e deixe fermentar por cerca de 3,5 horas, até preencher 90% da forminha de muffin.

Prepare a cobertura misturando a manteiga amolecida com o açúcar, depois acrescente o ovo e misture bem. Peneire a farinha de baixo teor de proteínas e o pó de gergelim e carvão e mexa até obter uma pasta lisa. Coloque a pasta em um saco de confeitar, e cubra o topo da massa nas forminhas de muffins, e polvilhe com gergelim branco.

Asse a 180C por 12-14mins





Nenhum comentário:

Postar um comentário