30 de novembro de 2021

CASCAS DE LARANJA CRISTALIZADAS.



Eu sinto toda a leveza,
 da brisa que vem do mar,
a luz do sol, sempre acesa,
meu corpo solto no ar...
Andando pelos caminhos,
tudo transborda, em mim,
as uvas se tornam vinhos,
 as flores se tornam  jardim...
Na imensidão do universo,
no silêncio absoluto,
em meu mundo submerso,
é a tua voz que eu escuto...

Eu me importo com as pequenas maravilhas ocultas no dia-a-dia.
 Pequenas coisas, pequenos detalhes  me dão grande alegria, e eu 
gosto de compartilhar essa alegria. 
Hoje eu fiz essa receita, e ela me trouxe uma reflexão sobre
as coisas. Cascas de laranja, que são consideradas lixo,
tratadas com técnica simples, açúcar e carinho,podem
se tornar preciosas. Essas delícias enriquecem bolos e pães,
dão um charme saboroso ao café e podem saciar
aqueles momentos em que nós queremos comer algo que não sabemos bem
o que é. O resumo da ópera: é  precioso tudo é aquilo que tem valor para nós.
Dar um uso nobre a algo considerado sem valor, é um valor para mim.
Rindo, eu estou convidando você para testar a minha tese e 
a minha receita. 


Ingredientes:

3 laranjas (cascas cortadas em tirinhas)
2 xícaras de açúcar
Açúcar cristal de baste 


Modo de fazer: Corte as laranjas em quatro partes, e retire os gomos e
corte as cascas em tirinha de meio centímetro.







Coloque as cascas em um recipiente e cubra com água limpa e fria.
Deixe de molho por 30 minutos, no mínimo. Você pode repetir essa operação.
Quanto mais lavada, menos rastros de amargor.

Escorra a água, coloque as cascas em uma panela, cubra com água limpa
e leve ao fogo para ferver por 10 minutos.
Escorra em um escorredor, e seque bem com papel toalha ou um guardanapo limpo.
Leve ao fogo médio com duas xícaras de açúcar, mexendo sem parar, até o açúcar começar
a derreter  


Baixe o fogo e continue mexendo. É uma receita rápida, mas que pede um bom braço.💪
O açúcar vai derreter e, aos poucos irá se solidificar novamente. Continue mexendo, até que todo açúcar
volte ao estado sólido.
 
Aí é só despejar em uma assadeira, deixar esfriar, guardar em saquinhos ou
potinhos. Eu coloco em saquinhos e guardo no freezer. Essas casquinhas cristalizadas dão um sabor maravilhoso em receitas que usam frutas crisalizadas, acompanham bem um cafezinho e fazem uma
boquinha, quando dá aquela vontade de comer besteira. É algo que descartamos e jogamos fora,
ganhando nobreza e valor.

Um comentário:

  1. Bom dia! Obrigada por compartilhar, amo, agora aprendi e vou testar. Deus o abençõe!

    ResponderExcluir