17 de setembro de 2017

NHOQUE DE ABÓBORA COM MANTEIGA DE SÁLVIA


Os dias eram assim,
 quando eu esperava a lua,
 quando eu andava no escuro, com medo da escuridão,
contanto estrelas no céu, contando as pedras da rua, 
ouvindo, na noite escura, o som do meu coração...
Os dias eram assim,
 quando eu chorava sozinha, 
sentindo a dor do abandono, 
quando o sono nunca vinha,
 e os sonhos morriam no outono. 
Os dias era vazios, sem luz e sem alegria,
 o dias eram tão longos, o tempo nunca passava,
 por que eu nunca te via, mas eu sempre te esperava....
Os dias eram assim, e assim o tempo passou,
 a terra girou, lentamente,
e foi assim, de repente,
 que um dia você me encontrou...


Os dias eram assim! A minha avó me mandava colher a abóbora no quintal, e juntas nós preparávamos o nhoque de abóbora, às vezes salgado, com manteiga e sálvia, à vezes doce, com manteiga e canela em pó. Essa receita tem gosto de infância, tem o cheiro e o sabor de família e tem a assinatura da minha avó. A minha avó me ensinou tantas coisas, e eu reconheço que eu trago comigo, um pouco da eternidade da minha avó, que hoje deve estar fazendo nhoque no céu.
E você? Quais foram as pessoas que mais influenciaram a tua personalidade?Quais são os pratos e os perfumes que mais te trazem lembranças?  Vamos para a cozinha, porque é lá que nós nos encontramos com as nossas memorias afetivas, com as nossas histórias. Boa noite, para você que também se lembra das comidas da sua avó! Boa noite para você, que nem se lembra da sua avó! Boa noite para você que gosta de nhoque de abóbora! Você tem muito bom gosto! ...risos...


Ingredientes:
600 g de carne de abóbora cozida (1 abóbora de cerca de 1, 3 kg)
300 g de farinha
1 ovo
sal e açúcar


Molho
80 g de manteiga
sálvia
queijo pecorino

Modo de fazer: Retire as sementes da abóbora, mantendo a casca. Corte em pedaços grandes, envolva os pedaços em papel alumínio, e leve ao forno preaquecido a 200 graus C, por cerca de 1 hora. O tempo de cozimento da abóbora depende do tamanho da abóbora e do tipo.
Quando a polpa sair com facilidade, retire da casca, faça um purê, e deixe esfriar.
Misture à polpa de abóbora, o ovo, o sal, 1 pitada de açúcar e a farinha, e trabalhe até obter uma massa compacta.
Divida a massa em várias partes, e faça rolinhos com cerca de 1,5 cm de diâmetro, e corte em pedaços com cerca de 1 cm de espessura. Pressione cada pedaço sobre um garfo, ou sobre a tábua canelada, para fazer as ranhuras típicas do nhoque italiano. Cozinhe em água fervente, levemente salgada, e retire assim que os nhoque flutuarem sobre a água.

Para temperar, leve ao fogo uma panela antiaderente, e derreta a manteiga com sálvia. Despeje os nhoques cozidos e escorridos e salteia na manteiga de sálvia. Polvilhe com uma generosa porção de queijo pecorino ralado, que você pode substituir por queijo tipo grana padano ou parmesão ralado.
Siva decorado com uma folhinha de sálvia e sorria. É uma delícia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário