5 de fevereiro de 2017

BOLO DE MAÇÃ E RICOTA




São como as asas com que voa a liberdade,
é como um rio de água fresca e cristalina,
é uma onda de prazer que nos invade,
é como  o riso inocente da menina...
É a carícia de um vento repentino,
é como a onda do mar, molhando a areia,
é como a luz do teu sorriso de menino,
é fascinante como o canto da sereia...
É como força e o poder da tempestade,
é como um raio, esse traço que ilumina,
é invisível, como a eletricidade,
ela é humana, mas também quase divina.
Nós lutamos por ela, todo dia,
ela é desejo, mas também necessidade,
ela é a sensação que nos vicia,
ela é tão rara, esta tal felicidade...

Há muitas, complicadas e elaboradas teorias sobre a felicidade.
Entretanto, quanto mais eu vivo, mais eu me convenço que a felicidade é simples.
Quando eu quero descrever um momento feliz, eu percebo que eu não preciso de muitas palavras ou teorias para descrevê-lo. Muitas vezes, basta um cheiro, um perfume, uma imagem, e lá está ela, poderosa, simples, mas avassaladora, como um vento repentino. Lá está ela, a felicidade. Depois de longos dias de chuva, o sol está iluminando o meu jardim dos leões, e nos maravilhoso efeitos de luz e sombra, eu vejo a felicidade. Eu vejo a felicidade quando eu olho em teus olhos, quando eu vejo o teu sorriso. Eu sinto a felicidade quando eu tomo banho de mangueira de jardim, nos dias de calor, eu sinto a felicidade em uma rajada de vento que traz perfumes do jasmim. Eu sinto a felicidade no cheiro do limão cortado, no cheiro do bolo de maçã, aquele cheiro de me fazia sorrir em minha infância. Eu não posso compartilhar tudo aquilo que me traz felicidade, mas eu posso compartilhar o bolo de maçã, aquele bolo que a minha avó fazia, e que tinha o cheiro e o gosto da felicidade. Bom dia, para você que gosta de bolo de maça! Bom dia para você que gosta da felicidade! Bom dia para você que gosta de mim! Tenha um lindo dia! Vamos para a cozinha? Pegue o teu avental e siga-me, porque é na cozinha que se prepara as delícias da felicidade.

Ingredientes:

250 g de farinha de trigo
250 g de ricota
150 g de açúcar
50 ml de leite
2 ovos
1 colher de chá de fermento em pó
3 maçãs grandes
1 xícara de uvas passas sem sementes (opcional)
açúcar de confeiteiro e canela em pó a gosto
.
Assadeira redonda de 20 a 22 cm de diâmetro

Modo de fazer: Em um tigela média, junte a farinha, a ricota,  e o açúcar, e amasse até obter uma massa homogênea. Bata o leite com os ovos e vá misturando e batendo até que você tenha uma massa lisinha. Adicione o fermente em pó e misture bem. Eu coloco o fermento ao mesmo tempo em que misturo os ovos e o leite. Adicione à massa, duas maçãs grandes, descascadas e cortadas em cubinhos. Se for usar as passas, coloque agora.  Misture bem. Despeje a mistura em uma assadeira forrada com  papel manteiga ou untada com manteiga e enfarinhada.
 Nivele a superfície e corte um maçã ao meio, retire o miolo, e corte em fatias finas. Nivele a superfície e disponha as fatias de maçã sobre a massa, em forma de flor. Leve ao forno preaquecido a 170 graus C, por 35 a 40 minutos. Se preferir, faça o teste do palito, para confirmar o cozimento. Depois de fria, você pode polvilhar com açúcar de confeiteiro e canela. Eu gosto de polvilhar um pouco de canela, nos cubinhos que eu coloco dentro da massa. Essa receita pode ser enriquecida com uvas passas, ou cubinhos de nozes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário