25 de setembro de 2016

BERINJELAS RECHEADAS E FRITAS.

Se eu pudesse mudar o mundo,
eu iria fazer os momentos felizes ficarem mais longos, os lugares distantes ficarem mais perto,
os homens não cortariam árvores e acordariam mais cedo para ver o sol nascer. Se eu pudesse mudar o mundo, eu iria permitir que as águas dos rios corressem livres, sem comportas; eu iria deixar as sementes germinar, usando apenas as suas engenhosas estratégias; eu iria permitir que o mundo girasse livremente, até que um dia você viesse bater em minha porta. Se eu pudesse mudar o mundo, eu iria fazer mais noites de luar e eu iria dormir todas elas, abraçada com você. Se eu pudesse mudar o mundo, as palavras de amor poderiam ser ditas sem punição, eu iria poder dizer que eu te amo, com beijos, e eu iria cantar para o teu dia nascer feliz!  Você pode rir! Eu nunca escondi que eu sou uma incurável romântica. 
Bem, vamos para a cozinha! O prato de hoje é quase simplório, mas eu estou postando por causa de história da Scamorza.
O queijo italiano Scamorza é o feliz resultado, de uma tentativa que não deu certo. Na tentativa de produzir o queijo Caciocavallo, o produtor tratou a massa com uma temperatura mais alta que o normal, e ele acabou produzindo um novo e maravilhoso tipo de queijo. Mais uma deliciosa invenção do acaso! Na produção desse queijo italiano o leite é filtrado, depois aquecido de 30 a 35°C e misturado com coalho. Após 40 minutos o preparado é separado em pequenas partes e repousa por 15minutos. Nesse ponto, o soro é removido e ele é reaquecido a 65°C, cortado novamente e deixado para maturar por 5 horas. Então a preparação é dividida em tiras e imersa em águas aquecidas a fim de ser esticada e partida com as mãos. As formas obtidas são resfriadas e imersas em salmoura, onde adquirem sabor.  A versão que faz parte do prato de hoje, é defumada. Com o nobre objetivo de prestigiar essa criação, nós vamos misturar a Scamorza com berijelas e degustar uma entrada simples, mas com história. Eu sou uma caçadora de histórias que temperam as comidas. Muitas vezes, as histórias são mais deliciosas do que as comidas, mas as histórias, normalmente, se harmonizam com as comidas. Boa noite, para você que também gosta de comidas com histórias! 

Ingredientes:
2 berinjelas longas
200 g de scamorza defumada
150 g de presunto cozido fatiado
 farinha de trigo
pão ralado
2 ovos
sal a gosto
óleo suficiente para fritar

Modo de fazer: Corte as berinjela em rodelas com cerca de 1 cm de espessura. Salgue levemente, e deixe escorrer o líquido. Corte o presunto e o queijo em rodelas. Passe a berinjela em farinha de trigo, coloque uma fatia de queijo e outra de presunto sobre uma fatia e cubra com outra, formando um sanduíche.  Repita a operação, até acabarem os ingredientes. Passe cada "sanduíche" no ovo batido, e depois na farinha de rosca, cuidando de cobrir também as laterais, para que não separe uma fatia da outra. Doure de ambos os lados, e coloque em papel toalha para escorrer. Sirva quente.

Dicas: Para ficar mais leve e saudável, você pode substituir a Scamorza por mussarela de búfala e fritar nas airfryer. Como eu não gosto do sabor do presunto com a berinjela, eu prefiro usar apenas o queijo, com uma fatia de tomate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário