2 de outubro de 2016

TERRINA DE GORGONZOLA E FIGOS SECOS


Fim de domingo, com aquele clássico gosto de cabo de guarda chuva. Eu tento lutar contra o tédio dos fins de domingo, divagando e fazendo uma aula de uma hora dançando sobre o trampolim. O trampolim me deixa cansada, mas com o corpo quente, elástico e relaxado. As divagações servem para eu distrair a minha inquieta mente. Rindo, eu me pergunto: De que matéria somos nós feitos,afinal? Somos nós feitos de átomos reciclados,ou  de poeira de estrelas. Somos nós apenas uma divina receita feita de elementos químicos?  Somos nós agentes de deus, anjos infiltrados, com uma etérea alma, onde estão guardados todos os mistérios da vida,  ou seremos nós apenas idiotas vagando pelo universo, sem rumo e sem direção? Você pode rir? Estas perguntas de difíceis respostas me ajudam a superar um fim de domingo. Boa noite, para você que se diverte nos fins de domingo! Boa noite para você, que como eu, fica triste! Boa noite, para você que também faz perguntas difíceis, quando está entediado! Boa noite, para você, que esquece tudo, quando vai para a cozinha produzir delícias. Vamos para a cozinha? Pegue o teu senso de humor e a tua fome, e vamos juntos preparar uma terrina italiana, em homenagem às nossas origens. É uma saborosa mistura de um fogoso queijo, um terno e delicado queijo, e o saboroso e doce figo, além dos maravilhosos e quentes sabores das nozes e do pistache. É delicioso para ser degustado com brioches, torradas e acompanhados por uma taça de vinho, sob um céu estrelado e diante do teu sorriso.

Ingredientes:
Forma de 25 x 11 cm

500 g de gorgonzola
350 g de ricota
200 ml de vinho marsala seco
16 figos secos
1 punhado de nozes
40 g de manteiga derretida à temperatura ambiente

Para decorar:
6 figos secos
tomilho fresco
nozes
pistaches

Modo de fazer: Coloque os figos em uma tigela, e cubra com o vinho marsala. Unte a forma e forre com papel manteiga. Ou forre com filme plástico e unte om manteiga. Corte o gorgonzola em fatias finas e forre o fundo e as laterais da forma. Amasse a ricota e misture com as nozes picadas. Escorra os figos e corte em fatias finas. Faça uma camada de figos picados, cubra com uma camada de ricota com nozes. Repita a operação até os ingredientes acabarem. Para selar as fissuras, derrame a manteiga derretida para cobrir  a terrina. Cubra a forma com filme plástico e leve a geladeira por 6 horas, no mínimo. Desenforme, retire o filme plástico e decore com os figos, nozes, pistaches e tomilho. e sirva com torradas.

Fonte e foto: Cucchaio d´argento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário