20 de setembro de 2016

STRAUBEN


Em uma noite, absolutamente escura,
havia, ao longe, só uma luz acesa.
Eram os teus olhos a minha procura,
era a cura da minha tristeza.
E nessa noite, sem estrela ou lua,
Onde o silêncio absoluto impera,
Você me abraça e a solidão recua,
você me beija e já é primavera...
Em um noite de chuva, triste e  fria,
onde eu pensava não haver mais nada,
você me ama e faz nascer o dia,
e o sol nasce, em plena madrugada...

É quase primavera, no calendário, mas em meu jardim, a primavera já chegou, com um séquito de passarinhos  preparando os seus ninhos, com um batalhão de abelhas famintas, colhendo o mel. A natureza deu o seu comando, e tudo germina, tudo floresce. É o cio da terra, o eterno ciclo da perpetuação das espécies. Rindo, eu admito que essa universal excitação, ela atinge todos os seres vivos. Todos! ...muitos risos...
Vamos para a cozinha Muito embora seja quase primavera, a noite chegou com um vento frio . E você sabe que o frio me dá uma saudável fome de viver. O prato de hoje, é um cardápio para uma feliz manhã, depois de uma boa noite de sono.. O Strauben é uma prato do sul do Tirol. É uma espécie de panqueca, só que linda, porque é uma deliciosa espiral, que se come com geleia de frutas vermelhas, ou compotas de maçãs ou pera. Que delícia é um café da manhã com um saboroso e lindo prato na mesa, para celebrar mais uma manhã. Boa noite, para você que, como eu, adora as delicias da vida!

Ingredientes:

200 g de farinha de trigo
250 ml de leite integral
20 g de manteiga derretida
3 ovos em temperatura ambiente
20 ml de conhaque
50 g de açúcar
1 pitada de sal

óleo para fritar
açúcar de confeiteiro
geleia a gosto.

Modo de fazer: Em uma tigela misture o leite e farinha com um batedor. Adicione as gemas, a manteiga derretida em temperatura ambiente e o conhaque. Mexa até a mistura ficar lisa. Em uma segunda tigela bata as claras em neve, com o sal e açúcar. Adicione gradualmente à massa, mexendo com delicadeza, mexendo de baixo para cima, até obter uma massa homogênea. Despeje bastante óleo para fritar em uma panela de 25 cm de diâmetro. Quando se atingiu uma temperatura  média, despeje a massa, passando por um funil, fazendo movimentos circulares, concêntricos, da borda para o centro.  Doure o strauben de ambos os lados. Retire com uma escumadeira, seque em papel toalha, Sirva polvilhado com açúcar de confeiteiro, e uma colher de geleia vermelha, de morangos ou amoras, ou mirtilos, ou ainda compota de maçãs ou peras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário