24 de janeiro de 2016

PÃO DE ERVAS





Uma típica tarde de verão tropical! Inesperadas pancadas de chuva, intercaladas por um exuberante sol. Uma tarde de domingo de verão, tem todos os ingredientes para a recuperação de memórias da infância, enquanto a gente prepara um perfumado pão de ervas, ensinados por uma  temperamental avó. Eu tenho profundos laços de amor com as minhas avós. Elas eram tão diferentes entre si, mas elas me deixaram um maravilhoso legado de lembranças, e há fortes traços das suas personalidade, na pessoa que eu sou. Eu adoro publicar receitas de família, porque elas resgatam os sabores, os perfumes e as lembranças da minha infância. Eu ainda me vejo, muito pequena, indo colher temperos para preparar esse pão. Quando eu e a minha avó colocávamos o pão no forno, ele perfumava a casa, a rua, a cidade, o universo... Tudo tinha cheiro de alecrim. Quanto o pão saia do forno, macio, quente, perfumado e saboroso, era delicioso sentir o sabor e ver, nos olhos da minha avó, o brilho da felicidade. A minha avó me ensinou a fazer pães, e ela é culpada, também, por eu ter me tornado essa incurável romântica. ...risos...
Enquanto nós fazíamos pão, ela me contava histórias do guerreiro que mora na lua. Eu sempre dei boas risadas das histórias da minha avó. Não existe nenhum guerreiro que mora na lua! Claro! Mas nunca duvide das histórias das avós! Elas são sábias! ...muitos risos....
Boa tarde, para você que gosta de pães! Boa tarde, para você, que gosta de lembrar das histórias das suas avós! Boa tarde para você, que não acredita nas histórias das suas avós! Boa tarde, para você, que acredita no guerreiro de mora na lua! Boa tarde, para você que é o guerreiro que mora na lua!
Vai um pedacinho de  pão de ervas? Ele acabou de sair do forno! ...muitos risos...



Ingredientes:
500 g de farinha de trigo
2 tabletes de fermento (30 g)
1 colher (sobremesa) rasa de sal
1 colher (chá) de açúcar
1 copo de leite  morno
2 ovos
50 g de margarina ou manteiga amolecida em temperatura ambiente.
1 xícara de  salsa e cebolinha picadas
1 colher de cada um desses temperos: alecrim, hortelã, sálvia, manjerona e  manjericão. (Se não tiver todos, não tem problema. Só o alecrim não pode faltar. É a alma do pão.)
2 colheres de orégano e pimento do reino a gosto.

Modo de fazer|:  Dilua o fermento no leite morno e reserve.  Coloque a maior parte da farinha de trigo em uma tigela, juntamente com o sal e o açúcar, e misture bem. Faça uma cova no centro e coloque os ovos, a margarina amolecida  e vá acrescentado, aos poucos, o fermento dissolvido no leito morno. Misture bem e vá agregando a farinha de trigo restante, até ficar uma massa macia, não muito dura, crescer. Amasse bem por cerca de 10 minutos, faça uma bola, coloque em um ambiente abrigado de corrente de ar, faça os pães, passe gema batida sobre ele.  Você pode fazer no formato que preferir, eu gosto de fazer aquela clássica forma dos pães caseiros, ou usar as formas de bolo inglês. Enroladinho.Eu enfeito com um ramo de alecrim fresco. Quando esse pão é assado, o alecrim libera aquele  maravilhoso perfume, que perfuma a casa, o quarteirão, a rua, a cidade, o mundo, o universo.... muitos risos...

Nota: Eu uso fermento seco. Você pode substituir o tablete de fermento fresco, por uma colher de sopa de fermento seco. NÃO é fermento químico, royal ou coisa parecida. É fermento seco para pães. Eu compro uma latinha e guardo em um vidro na geladeira. Isso me dá liberdade para fazer pães e pizzas a qualquer momento que eu queira. É uma dica!

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário