10 de janeiro de 2016

Crepes de maçã

Se uma noite de domingo é de um profundo tédio, imagine você um fim de domingo, com uma contínua chuva e um vento frio entrando pela janela. É um tédio frio e molhado. ...muitos risos....
Bem, para eu adoçar esses críticos momentos, eu estou convidando você para ir para a cozinha. Pode parecer indecoroso ir para a cozinha em um domingo à noite, mas o prato de hoje, é um sedutor, perfumado e saboroso crepe. Pegue o teu avental e siga-me. Siga o rastro de perfume do limão, da canela e da água de flor de laranjeira e encontre-se  com este sedutor crepe de maçã. Rindo, eu estou lembrando você, que a maçã é o fruto do pecado original. Olhe só o risco que você está correndo! ...muitos, muitos risos...
Boa noite para você, que se diverte na cozinha! Boa noite, para você que se diverte com as minhas receitas! Boa noite, para você, que gosta de maçãs, porque desperdiçar uma noite de uma vida tão curta, é um pecado! ...risos...

Ingredientes:
6 crepes

Massa
100 g de
farinha
150 g de açúcar
2 ovos
1/4 de leite
30 g de manteiga
água de flor de laranjeira a gosto
sal.

Recheio:
500 g de maçãs
100 g de açúcar 
1 limão
canela

Modo de fazer: Em uma tigela, dilua a farinha  com o leite, adicione os ovos batidos, o açúcar e  água de flor de laranjeira, e uma pitada de sal. Bata bem, até obter uma massa lisa e homogênea. Deixe descansar por uma hora. Eu bato todos os ingredientes no liquidificador.  
Aqueça uma  frigideira antiaderente com cerca de 18 cm de diâmetro. Unte com manteiga. Eu deixo uma porção de manteiga em temperatura ambiente, e unto com um pincel de silicone. Coloque uma porção com cerca de duas colheres de massa. Gire a frigideira para distribuir a massa e formar um disco. Cozinhe o crepe de ambos os lados Repita a operação até terminar a massa. Reserve a massa em um ambiente aquecido.

Prepare o recheio: Em uma panela, despeje um copo de água, adicione o açúcar, uma pitada de canela, suco de limão filtrado através de uma peneira,  e um pedaço de casca de limão cortada muito fina para evitar a pele branca, que é amarga. Coloque no fogo, deixe ferver e cozinhe  em fogo alto, até que obter uma calda rala. Retire a casca de limão, adicione as maçãs em cubos, misture e deixe caramelizar virando muitas vezes. Retirar a panela do fogo. Recheie os crepes, com duas colheres de sopa do recheio de maçã. Coloque o recheio no centro do crepe e feche, como na foto, formando uma flor, como na foto. Para amarrar, eu descasco uma laranja em espiral, afervento rapidamente a casca, para ela ficar flexível, corto tiras fininhas e amarro. Você pode servir quente, com um bola de sorvete de creme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário