22 de novembro de 2015

CEBOLAS CARAMELADAS

Na noite em que ele não veio,
eu tive medo do escuro,
e com um olhar, quase alheio,
eu espiei sobre o muro.
Olhando para o infinito,
eu rasguei a minha alma, ao meio,
eu queimei meu poema escrito,
no noite em que ele não veio...


Mais uma noite de domingo, com o gosto de cabo de guarda chuva. Eu continuo sem cozinha, mas eu estou mais próxima da minha cozinha nova. A noite está linda, com três quartos de lua rondando no céu, vestida com um halo de luz. Pela janela está, está entrando uma brisa com perfume de jasmim. Como o tédio não me cai bem, eu resolvi tumultuar esse momento. Você sabia que o tédio dá fome??? ...muitos risos...
Hoje eu vou publicar, com muito romantismo, uma receita nada romântica: cebolas carameladas.
Este prato tem uma característica muito marcante. É o perfume agridoce do fusão entre o açúcar e o vinagre. Ele é um perfeito acompanhamento para carnes. Eu gosto do sabor e do perfume do prato. Você pode rechear com pistache ou trigo sarraceno. Rindo, porque as cebolas não são muito amiga dos namorados, eu estou sugerindo que, depois da refeição, você perfume o seu hálito com o licor e o chocolate. Boa noite para você que gosta de noites perfumadas com jasmim! Boa noite para você, que também gosta do perfume agridoce  das cebolas com o açúcar e o vinagre! Boa noite para você, que não gosta nem de jasmim, nem de cebolas e nem das noites de domingo! Boa noite para você, que gosta de tudo! Boa noite, para você, que gosta de mim! ...risos....

Ingredientes:
6 cebolas médias, brancas ou vermelhas
2 colheres (sopa) de manteiga
4 colheres (sopa) de açúcar
100 ml de vinho tinto seco

Modo de fazer: Tire as cascas das cebolas e corte ao meio. Coloque em uma panela cubra com água e leve ao fogo para ferver, por 20 minutos.
Leve uma frigideira grossa ao fogo, com a manteiga e o açúcar até derreter. Junte o vinagre de vinho tinto, junte as cebolas já fervida e escorridas, com o fogo baixo, vá fervendo, até obter um creme denso, e as cebolas adquirem a aparência caramelizada. Sirva as cebolas temperadas com sal e pimenta. Você pode incrementar o tempero, salpicando com sementes de papoula, com pistache triturado ou trigo sarraceno. Sirva com acompanhamento de carnes assadas ou cozidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário