6 de setembro de 2015

FOCACIA MULTIGRÃOS COM AZEITONAS

Sentada no topo do mundo, diante de uma fabulosa paisagem, eu estou  sentindo o cheiro de floresta misturado com o cheiro do mar. Eu sorrio, distraída, olhando para o vazio. Eu estou me lembrando dos cheiros que me fazem viajar no tempo, perfumes que me deixam tonta, que me tiram do chão...Eu penso no cheiro doce e intenso do jasmim, numa noite de lua; no cheiro do amanhecer na floresta, no cheiro do pau d`alho e o cheiro de musgo depois de uma chuva. Eu me lembro do ácido cheiro do limão cortado, dos perfumes de um bom vinho, do Chanel 5 impregnado na pele, o perfume da lavanda depois do banho, o cheiro dos lençóis depois de uma noite de sono, o cheiro do chocolate no café da manhã,  do hortelã depois da rega. Minha memória gira como um caleidoscópio de tantos cheiros e perfumes. Nenhum cheiro, nenhum perfume neste mundo, porém,  pode ser mais inebriante, delicioso, apaixonante do que o teu cheiro, o cheiro básico e profundo da tua pele, meu amado!

Você sabe, eu odeio fins de domingo! Como eu nunca me rendo às coisas que não me fazem feliz, eu estou perfumando a casa com os cheiros e os perfumes de um italiano, saudável e perfumado prato. Não existe nada mais perfeito e eficiente para afugentar o tédio, do que um pedaço de focaccia e uma taca de um bom vinho. É muito eficiente, também, uma fatia de um  cheiroso, fofo e morno bolo, com um pouquinho de mel, e uma xícara de chá de hortelã, colhido no jardim. Sorrindo, eu acredito que a bala de prata, para matar o tédio dos fins de domingo, é o sorriso e a companhia da pessoa amada. Boa noite para você que também detesta os fins de domingo! Boa noite para você, que também acredita que o sorriso da pessoa amada pode matar o dragão do tédio dos fins de domingo. Boa noite para você, que adoraria comer um pedaço de focaccia, com uma taça de vinho. Boa noite para você, que iria adorar tomar chá com bolo comigo! ...muitos risos....
Vamos para a cozinha? 

Ingredientes
100 g de farinha de trigo
100 g de farinha de centeio integral
50 g de farinha de linhaça
100 g de farinha de cevada

50 g de farelo de aveia
50 g de gérmen de trigo
1 colher de sopa de semente de linhaça
1 colher de sopa de sementes de girassol
100 g de azeitonas
2 ramos de tomilho
10 g de fermento biológico fresco
1 colher de chá de mel
azeite extra-virgem
sal

Modo de fazer: Misture em uma tigela, a farinha, farelo de aveia, o gérmen de trigo e sementes.
 Adicione o fermento esfarelado, o mel, 2 colheres de óleo e 250 ml de água morna. Amasse por alguns minutos, adicione 10 g de sal, azeitonas, sem caroço, e o tomilho desfolhado. Trabalhe a massa por cerca de 10 minutos. Cubra a tigela e deixe crescer em um lugar aquecido, por 2 horas, até dobrar de volume. Amasse ligeiramente, e cubra, com a massa, uma assadeira untada e enfarinhada, abrindo a massa com as mãos. Deixe crescer por 30 minutos. Pressione a massa com a ponta dos dedos, criando inúmeras depressões. Pincele a superfície com 3 colheres de azeite extravirgem, emulsionado com 3 colheres de água. Asse em um forno pré-aquecido a 200 graus por cerca de 25 minutos. Depois de assado, pode ser servido quente, morno ou frio

Nenhum comentário:

Postar um comentário