25 de setembro de 2015

CANELONE DE FRUTOS DO MAR

Noite de sexta feira, e uma fresca e deliciosa chuva está caindo diante dos meus olhos, em meu jardim de inverno. Uma brisa fresca e perfumada atravessa a minha sala, e me faz sorrir! Que delícia, essa carícia do vento! O vento sempre me traz notícias de quem eu amo. Nessas deliciosa conjuntura, eu estou preparando o menu de uma refeição de primavera.
É uma maravilhosa massa de frutos do mar, elevada aos céus pela frescura e o perfume do limão. Vamos nós para a cozinha? Sim! Mas antes eu preciso contar uma história. Como o prato de hoje é a base de peixe e camarão, eu me lembrei de uma divertida história. Você sabe que eu amo os meus cachorros. A Lua é uma dama, e ela adora passear e peito de frango. O Chico é um malandro que enlouquece de alegria, quando vai passear, e é um excelente ladrão de comida. Eu estava recebendo visitas, e eu comprei 1 kg de peixe, para um prato especial. Enquanto eu fui receber as visitas, o Chico invadiu a minha cozinha e comeu todo o peixe. Um quilo de peixe! Eu fiquei sem o peixe para as minhas visitas, mas, como a raiva não cozinha e a tristeza não paga dívidas, eu ri, eu mudei o cardápio, eu atrasei o almoço, e ainda eu escrevi um poeminha para a traquinagem do meu cachorro Chico. Lá vai! ...risos...

Aconteceu um problema, uma tragédia, de fato,
meu cachorro comeu o peixe, mas o peixe era do gato...
Há fatos tão relevantes, que podem mudar uma vida,
o Chico comeu o peixe, e eu fiquei sem comida...
Há ainda outra tragédia, outro drama correlato:
a alegria do cachorro é a tristeza do gato...

Eu espero que você tenha dado boas risadas! Não! Você não achou graça? Tudo bem! Eu espero que você goste da receita. Boa noite, para você que gosta de cachorros! Boa noite, para você que gosta de peixe! Boa noite, para você que adora uma comida inovadora! Boa noite, para você que ri das pequenas tragédias do dia-a-dia! ...muitos, muitos risos...


Ingredientes:
8 folhas de massa para lasanha
400 g filé de pescada
200 g de camarão limpo
5-6 folhas de manjericão
1 limão siciliano, suco e as raspas da casca. Apenas a parte verde.
2 dl de creme de leite fresco
30 g de queijo parmesão ralado
20 g de manteiga
pimenta branca
pimenta rosa
sal

Modo de fazer:  Corte a pescada em pedaços, misture com os camarões, e bata no processador,  com uma pitada de sal, a casca ralada de meio limão, folhas de manjericão e uma pitada de pimenta branca.
Cozinhe "al dente"  a folhas de lasanha, em bastante água com um pouco de sal, escorra, e estenda sobre um guardanapo limpo. Espalhe o recheio sobre as massas pre-cozidas, e enrole, como um rocambole, e alinhe os canelones em um refratário retangular untado com manteiga. Misture o creme de leite com o suco de limão, 1 pitada de sal e o queijo parmesão e despeje sobre os canelones. Leve o forno preaquecido a 180 graus C, por cerca de 25 minutos. Sirva quente, decorados com raspas da casca de limão siciliano, folhas de manjericão e pimenta rosa. É lindo! É delicado! É delicioso!





Nenhum comentário:

Postar um comentário