11 de outubro de 2015

NINHO DE MACARRÃO COM CREME DE GORGONZOLA E PERA

Pronto para consumir
Amanhã será o dia da criança, no Brasil, e muitas pessoas amigas, publicaram as suas fotos, de quando elas eram crianças. Da minha infância, só restaram as minhas memórias. Eu não tenho retratos da minha infância. Só havia uma pequena foto, em branco e preto, que se perdeu, e eu não sei onde.
Às vezes, parece-me que eu nunca fui criança. Outras vezes, parece-me que eu nunca deixei de ser. Deste negro buraco negro da minha infância, aparece em meu rosto, de vez em quando, a luz da alegria de uma menina, e ela ilumina o meu sorriso, com esse ar de travessura,
com essa transbordante e inconsequente energia,é essa inquebrantável alegria de viver, que não morre, sem que razão alguma justifique. É essa a mais irrefutável prova que eu fui uma menina, e que a menina que eu fui, não morreu.

Ninhos ainda na forminha
Rindo, a menina que mora em mim, foi para a cozinha hoje, para brincar. O prato de hoje, é para reunir, ao redor da mesa,  as crianças que moram em nós. Esta receita reuni, o sabor quente do queijo gorgonzola, e o doce da pera. É um desafio ao paladar, e eu gosto de desafios. E você? Gosta você de desafios? Se você gosta de desafios, eu estou desafiando você a se apaixonar pela minha comida. ...muitos risos....
Boa noite, para você que não esconde a criança que mora em você! Boa noite, para você que preserva a inconsequente ousadia das crianças. Boa noite, para você, que também não tem fotos de quando era criança, mas guarda essa criança na memória. 
Ingredientes:
400 g de macarrão de ovos frescos
170 g de gorgonzola cremoso
160 ml de leite
1 aipo
2 Peras 
30 g de queijo parmesão
4 folhas de sálvia
40 g de manteiga
 noz-moscada e sal a gosto

Recheio de pera
Modo de fazer: Lave o aipo, corte as folhas verdes  em fatias bem fininhas, os talos em pequenos dadinhos e reserve.
Macarrão temperado
Descasque as peras, retire o miolo, e corte em cubinhos. Aqueça o leite em uma panela, junte o queijo gorgonzola picado em cubinhos, e mexa até obter uma mistura homogênea. Adicione as folhas de aipo picado e misture. Em uma outra panela, doure os cubos de pera na manteiga, e junte os cubinhos de aipo e a sálvia picada em tiras. Refogue sem deixar amolecer muito.
Cozinhe o  macarrão, al dente,  em água fervente. Escorra bem e tempere com o creme de gorgonzola. Prepare os ninhos em tigelas individuais, untadas com manteiga,  com cerca de 12 cm de diâmetro. Polvilhe com queijo parmesão ralado e leve ao forno para gratinar. Quando estiver dourado, recheie com o recheio de pera e aipo, e sirva imediatamente.

OBS: Para gratinar, use o grill para derreter o queijo e dourar. Não deixe muito tempo no forno para não ressecar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário