17 de setembro de 2015

TERRINA DE COGUMELOS E ESPINAFRE.

Fonte: Cucchiaio  d´Argento
São peças soltas que se juntam, lentamente,e vão aos poucos, desenhando o meu retrato.
São retalhos que compõem, em minha mente, a imensidão dos meu mundos abstratos...

Uma deliciosa noite de quase primavera. Eu penso longe, largo e belo. Eu penso na noites de primavera da terra onde eu nasci. Eu penso nas mágicas e estreladas noites, eu penso no morro que, à noite, me lembrava um grande bisão deitado. Eu retorno à minha infância, e me lembro da minha solidão e da minha sensação de poder, porque  a minha solidão ampliava os meus horizontes e multiplicava os meus inventados universos. Eu retorno às noites de lua, quando eu cavalgava o meu cavalo branco, superando os meus medos. Eu monto em cavalo sem sela, desde muito pequena, mas eu sempre tive medo da noite, porque a noite, para mim, era cheia de assustadores seres. Por isso, eu cavalgar à noite, era um verdadeiro ato de heroísmo, era um ato de superação, porque eu estava superando os meus medos. Ai, meu Deus!  Pode rir! Eu perdi o senso de responsabilidade. É tudo culpa do prato de hoje. Este é um prato da minha família, um prato da minha infância. Claro! Sem o cogumelo, que era coisa de rico. Mas o resto tinha tudo! ...muitos risos...
Boa noite para você, que também viaja através do tempo. Boa noite para você, que tem saudade das comidas da infância! Boa noite, para você que tem saudades de mim! 
Vamos para a cozinha? Pegue o teu avental e siga-me!

Ingredientes:
240 g de pão de centeio
400 g de cogumelos
1 cebola
2 dente de alho
4 ovos
400 g de espinafre cozido
queijo parmesão ralado a gosto
sal e pimenta
óleo de oliva extra virgem ao gosto
leite a gosto

Modo de fazer: Limpe o espinafre, e leve ao fogo com um pouquinho de água levemente salgada, até que fique macio, mas não mole. Escorra e aperte para retirar o excesso de água, pique e reserve. Esprema um dos dentes de alho em 2 colheres de óleo, até dourar. Refogue o espinafre e acerte o sal.
Descasque a cebola, e corte em rodelas. Refogue a cebola e o alho em em 3 colheres de óleo, até dourar. Adicione os cogumelos fatiados. Refogue e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos, em fogo alto.
Adicione o espinafre, cozinhe por alguns minutos, e acerte o tempero com pimenta e sal. Unte um refratário com azeite de oliva, e forre o fundo com fatias de pão de centeio ou multigrãos, umedecidos com leite. Cubra com  uma camada do refogado de  cogumelos e espinafre. Quebre os ovos sobre o refogado, polvilhe com pimenta do reino moída na hora e queijo parmesão ralado. Asse em forno preaquecido a 180 graus por 20 minutos. Você pode, também, fazer este prato em tigelinhas individuais. Eu acho até mais charmoso. Outra variação interessante, é cobrir o camada de pão, com molho branco, e sobre o molho colocar o refogado de espinafre e cogumelos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário