15 de maio de 2015

CRÈME BRÛLÉE

Eu quero ser o teu porto e o teu barco,
Eu quero ser o vento e também a vela,
Eu quero ser a flor e a janela,
Eu quero ser a tua flecha e o teu arco.
Eu quero ser o lume e o lampião,
Eu quero ser o teu riso e a tua boca,
Eu quero ser a luz que rasga a escuridão,
as janelas coloridas da catedral barroca.
Eu quero ser a sedutora luz da lua,
infiltrada pelas frestas da  janela,
o grande amor que o coração cultua,
a chama que arde no centro da capela.
Eu quero ser o eixo que sustenta o mundo,
a boca que te beija, a mão que acaricia,
o corpo que deseja, um amor largo e fundo,
e a luz do sol, que faz nascer o dia...

Eu quero ser o teu céu e o teu inferno,
o doce abraço que sufoca a solidão,
eu quero ser o teu momento eterno,
um infinito instante, na história da paixão...

Sozinha, em casa, me recuperando de um procedimento médico, eu penso em pessoas e lugares distantes. A noite chegou, e um frio vento de outono entra pela janela. Noite cheia de estrelas. Eu estou pensando em convidar você, para uma perigosa aventura. Eu preparei um divino Crème Brûllée, uma clássica sobremesa francesa. Ela tem uma camadinha fina de açúcar sobre o creme, que a gente flamba com um maçarico. Rindo, eu pergunto a você: o que pode ser mais quente e sensual, do que usar um maçarico na sobremesa. ...muitos risos...
Assim como outros clássicos da gastronomia, o origem dessa receita é disputada por franceses, espanhóis  e ingleses, mas, em nosso imaginário, o Crème Brûlée é um ícone da sofisticação francesa e, verdade seja dita, a primeira citação deste manjar dos deuses, simples como um anjo, foi feita no livro Noveau cuisinier royal e bourgeois, de François Massialot, publicado em 1691. Não! Eu não estava lá! Eu soube pelo Google. ...muitos risos...
Boa noite para você, que gosta de sobremesas francesas! Boa noite, para você, que gosta de quentes aventuras! Boa noite para você, que gosta de por fogo no mundo!. Boa noite para você que gosta de mim! ...muitos, muitos risos...

Ingredientes / 4 pessoas
5 gemas de ovos
100 g de açúcar
500 ml de creme de leite
1 vagem de baunilha
Açúcar cristal para a cobertura

Modo de fazer:  Coe  as gemas com uma peneira, em uma tigela. Adicione  100 g de açúcar até que a mistura fique fofa e esbranquiçada. Abra a vagem da baunilha, e raspe a parte interna da vagem, com uma faca. Adicione essa popa ´às gemas e misture bem. Adicione o creme de leite, aos poucos,
mexendo vigorosamente com um batedor aramado. Despeje em forminhas próprias, coloque as forminhas em uma assadeira com água quente, e leve ao forno preaquecido entre 100 e 140º C, por cerca de 40 minutos a 1 hora, dependendo da potência do forno. Depois de assado, deixe esfriar em temperatura ambiente e, a seguir, leve à geladeira por 2 horas, no mínimo, ou até que o creme esteja firme.
Espalhe um fina camada de açúcar cristal sobre o creme de cada forminha. Caramelize, em seguida. Você pode caramelizar o açúcar usando um maçarico culinário, se tiver. Mas se você não tiver, você pode usar uma colher super aquecida no bico do gás. Passe a colher sobre o açúcar. Existe, ainda, uma ferro próprio para caramelizar, que vem com as forminhas. Somente caramelize antes de servir, porque se você caramelizar antes, ele perderá a beleza e a crocância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário