4 de outubro de 2022

MEIA LUA DE PARMESÃO, ASPARGOS E TOMATE SECO

 

Prato feito com massa tricolor


Eu sou apaixonada pela cozinha italiana, por óbvios motivos, e não é segredo para ninguém, que eu tenho paixão por preparar massas. Eu amo essa sensual arte de preparar sedosas, macias e elásticas massas. Eu recomendo esta deliciosa, divertida e desestressante atividade. Vamos experimentar essa divertida arte de nós descobrirmos a felicidade com pouco? ...risos...
Hoje eu fiz este prato, que é realmente maravilhoso e é o meu prato predileto. Sabores intensos e harmoniosos. É um caleidoscópio de sabores. O sabor marcante do parmesão iluminado pelo sabor da casca do limão, a harmonia delicada do tomilho, com o tomate seco e o creme de aspargo. Simplesmente divino. Vale a pena colocar literalmente a mão na massa. Este prato foi criado pelo chefe Marco Parizzi,de Parma, na Itália, mas foi amado com paixão aqui no Brasil e perfeitamente harmonizado com um bom vinho verde português.É a culinária derrubando fronteiras. ESTE PRATO MERECE 10 ESTRELAS. É O PRATO NÚMERO 1 DAS MINHAS RECEITAS TOP TEN! DIVINO!
Sozinho, ele é uma refeição, mas acompanhado de um fresco vinho verde português, e de um sorriso da pessoa amada, é uma maravilhosa celebração.

Ingredientes:
Massa:  
500 g de farinha de trigo
5 ovos
1 g de açafrão em pó

Recheio 
200 g de queijo parmesão ralado
100 ml de creme de leite fresco
casca de 1/2 limão ralado
uma pitada de noz moscada

Molho de aspargo
150 g de aspargos frescos e limpos
100 ml de creme de leite

Molho  de tomate seco.
3 ramos de tomilho
50 g de tomates secos
100 ml de caldo de carne
azeite extra virgem a gosto
sal a gosto
Talos de cebolinha

Modo de fazer: Bata os ovos com o açafrão no liquidificador. Coloque a farinha sobre a mesa, faça um buraco no centro, despeje os ovos batidos, uma pitada de sal e sove a massa até que fique lisa. Deixe repousar por 1 hora.

Prepare o recheio, misturando o queijo ralado, o creme de leite fresco,  as cascas de limão e a noz moscada. Abra a massa em duas folhas, numa delas distribua pequenos quantidades de recheio. distantes 3 cm da borda.
Cubra com a outra folha de massa, cortando em forma de meia lua,
com a carretilha
canelada, ou com cortador com esse formato. Aperte bem as bordas com os dedos





Prepare o molho de aspargo: Cozinhe os aspargos com água e sal, corte as pontas e reserve. Pode usar aspargos em conserva. Eu uso e prefiro o branco.
Corte 5 cm da ponta dos aspargos e reserve.

Bata os talos no liquidificador com 1/2 copo da água do cozimento ou a água da conserva, coloque em uma panela, misture com 150 ml de creme de leite, mexa até que o molho atinja uma textura cremosa. Reserve.

Prepare o molho de tomate seco: Em outra panela, aqueça um fio
de azeite e adicione tomilho. Acrescente os tomates secos picados em pequenos pedaços, o caldo de carne e cozinhe por 2 ou 3 minutos Junte as pontas dos aspargos e misture com cuidado, para não desmanchar.
















Montagem do prato:
Cozinhe as meia-luas com água e sal, escorra e despeje na panela com o azeite, os tomates e os aspargos e misture com delicadeza.

Aqueça o purê de aspargos, distribua uma porção do purê em pratos individuais e, sobre ele, disponha as meias-luas, decorando com talos de cebolinha. Se quiser levar tudo à mesa, faça o molho de tomate seco em uma frigideira funda bonita, e leve o molho de aspargo em uma molheira, e as cebolinha cortadas em uma tijelinha, para que cada um monte seu prato. Ressalto que a cebolinha não é apenas decoração. Ela é parte integrando do sabor do prato.
Esse prato de sabor delicado, pode ser harmonizado com um  bom vinho verde português. Bom apetite!

Observação: Como uma licença poética, eu costumo fazer esse prato com massas multicoloridas.
Prato feito com a massa original com açafrão

Nenhum comentário:

Postar um comentário