1 de agosto de 2014

RAVIOLI ALLA TRIESTRINA

Eu peço uma trégua ao tempo,
mas o tempo me ignora,
eu peço que o tempo pare,
mas tempo vai embora...
Eu peço só mais um  dia,
quem sabe, só mais uma hora,
mais uma pequena alegria,
mas o tempo me devora...
Eu peço que o tempo preserve,
meu sonho e minha memória,
mas o tempo não me serve,
e reconta a minha história...
Eu persigo o tempo, então,
em busca da eternidade,
mas o tempo me diz não,
e só me deixa a saudade...
O tempo é o ladrão da vida,
é um bandido sedutor,
mas eu estou convencida,
que ele não vence o amor...


É naquele momento em que nós perdemos as pessoas que nós amamos, é que nós percebemos o quanto a vida é preciosa, frágil e urgente. Nesta linda, calma e fresca noite de inverno, eu estou convidando você, para um celebração da vida. Vamos para a cozinha, para nós descobrirmos e comemorarmos a aventura de viver com mais um prato italiano, que tem, em seu sabor, o gosto das montanhas alpinas. Abra a tua mente e feche os teus olhos! Sinta o prazer de degustar o gosto da vida, codificado em um prato, e soprado pelos frios ventos alpinos. Pegue o teu avental e voe comigo! ...risos....
Ingredientes:
1 kg de batatas
300 g de farinha de trigo
2 ovos
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 colher (café)  de sal
100 g de manteiga derretida para regar
1 xícara de parmesão ralado

Recheio:
500 g de espinafre
150 g de carne moída
100 g de linguiça toscana
1 colher sopa de manteiga
1 cebola picada
sal e pimenta do reino a gosto

Modo de fazer: Prepare o recheio, cozinhando o espinafre, limpo e desfolhado, com um mínimo de água levemente salgada. Quando o espinafre estiver murcho, escorra, aperte bem para tirar o excesso de água e pique bem miudinho e misture com a linguiça e a carne moídas e misture bem. Leve a manteiga ao fogo, frite a cebola até dourar e adicione a mistura de espinafre, carne e linguiça.  Refogue até cozinhar e acerte o tempero. Deixe esfriar e reserve.
Prepare a massa, cozinhando as batatas com casca. Descasque as batatas e esprema com um espremedor. Adicione o ovo, o fermento, o sal e a farinha de trigo, até obter uma massa homogênea. Se necessário, adicione o segundo ovo.  Faça uma bola com a massa, cubra com um pano de prato limpo e deixe descansar por 10 minutos. Abra a massa com 2 mm de espessura e recorte em quadrados de 5 cm. Recheie cada quadrado com um colher de café de recheio, cubra com outro quadrado e aperte bem as bordas. Bem, esta é a receita clássica. Eu prefiro fazer fitas de 10 cm de largura. Depois eu distribuo o recheio em pequenos montinhos, distantes um do outro em cerca de 5 cm. Dobro a massa, cobrindo o recheio e só então eu corto os raviólis. Ao final eu aperto bem as bordas, com a lateral do cortador de massas, que é ondulado, para não abrir durante o cozimento. Cozinhe em bastante água fervendo, levemente salgada, até que os raviólis subam à superfície. Escorra e sirva regado com manteiga derretida e polvilhados com parmesão ralado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário