11 de março de 2014

PARFAIT DE DAMASCO E CHOCOLATE BRANCO

Na insensata história de minha vida,
eu me escrevo,
eu me descrevo,
eu me fotografo,
eu me publico,
eu me declaro,
eu me afirmo,
eu me contradigo,
eu encho a taça e eu transbordo...
Eu amo sozinha,
eu sonho sozinha,
eu floresço sozinha.
As flores que em mim desabrocham,
os meus sonhos, que criam universos,
e o meu amor, que  torna infinita uma  vida finita,
tudo eu deixei diante das tuas portas e dos teus altos muros.
A cada vez que você  fecha uma porta, para mim,
 um sonho morre,
uma flor murcha
e a vida fica menor...
Eu sigo em frente!
Eu sou um caudaloso e solitário rio, correndo em direção ao deserto...
Aos poucos, tudo o que eu sou, evapora!

Sorrindo, com uma certa tristeza, eu me vejo entre o céu e a terra, dividida entre os campos da Toscana e as agudas montanhas do Afeganistão. Sim! Eu estou muito dramática hoje! ...risos....
É tudo culpa da noite, da lua crescente, da legião de estrelas de batalham no céu. Eu acho que a culpa é também tua. ...muitos risos...
Vamos para a cozinha? Não existe melhor remédio para o drama, do que uma maravilhosa e fresca sobremesa. Pegue o teu avental e siga-me, porque a missão de hoje é ser feliz!

Ingredientes
5 porções
250 g de damascos
50 g de chocolate branco
200 ml de creme de leite fresco
80 g de açúcar
3 gemas de ovos
1 colher (sopa) de suco de limão

Modo de fazer: Coloque o creme de leite no congelador durante 15 minutos antes da utilização, para que se torne mais fácil chegar ao ponto de chantilly.  Retire a pele dos damascos e pique grosseiramente. Coloque em uma panela com o açúcar e o suco de limão, leve ao fogo  e cozinhe por 5 a 10 minutos, mexendo ocasionalmente, até a calda  adquirir a consistência de um xarope, e a poupa ficar macia.
Neste ponto, retire do fogo e bata em um processador, até adquirir a consistência de um purê. Como é raro para nós, brasileiros, encontrarmos damascos frescos, eu uso os damascos secos, usando o mesmo processo de preparação.
Em uma tigela grande , bata as gemas até  formar uma espuma fofa e esbranquiçada. Junte, em seguida, a mistura de damascos e misture bem.
Derreta o chocolate em banho-maria, com duas colheres de sopa de creme de leite fresco e adicione-a ao creme de damascos. Bata o creme de leite restante, em ponto de chantilly,  e misture delicadamente com os ingredientes restantes, com movimentos de baixo para cima. Despeje em forma de silicone, cubra com filme plástico e leve ao freezer por 12 horas, pelo menos. Você pode fazer  porções individuais, em forminhas de muffins ou de cupcake. Caso você use formas normais, é indicado forrar o fundo com filme plástico. Isso facilita desenformar o parfait.
O mesmo procedimento pode ser também seguido usando outro tipo de fruto . Caso você use morangos ou kiwi, você pode filtrar para retirar as sementinhas. Eu gosto do crocante das sementinhas, por isso eu não filtro. Sirva decorado com raspas de chocolate branco ou uma farofa com lascas de amêndoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário