15 de março de 2014

OSSOBUCO DE VITELA ALLA MILANESE

Fonte: Golosando....serenamente...

Uma linda tarde de verão. Muitos passarinhos cantam, o sol atravessa a minha sala, e dois ramos floridos da minha orquídea-chocolate, perfumam o ar. Um momento muito inspirador!
Por mais que as turbulências do mundo estejam presentes, não há como duvidar que a vida é uma maravilha que custa caro. ...risos...
Paga-se o preço, sorrindo, porque a vida é simplesmente tudo. E se a vida é assim tão preciosa, não existe um melhor motivo para uma celebração, você não acha? 
Vamos para a cozinha? Hoje, nós vamos para a Itália. O prato de hoje, é  um fabuloso prato. Para este prato, até a tradição italiana abriu um exceção. Nos rituais da cozinha italiana, serve-se os pratos em etapas e não misturam os carboidratos com as carnes. Para este prato, entretanto, a tradição italiana abre uma exceção. Este prato é servido acompanhado de um clássico risoto de açafrão ou uma bela polenta. Se até a tradição faz reverência a este prato, o que podemos fazer, você e eu, senão apreciá-lo com uma boa taça de um delicioso vinho tinto


Ingredientes:
4 pedaços de ossobuco de vitela
1 cebola picada
1 cenoura pequena ralada
1 talo de salsão
1 dente de alho socado
4 colheres (sopa) de azeite
1 copo de vinho branco seco
100 ml de extrato de tomate
1 litro de caldo de galinha
salsinha, alecrim e sálvia
sal e pimenta
40 gramas de farinha.

Cremolata:
1/2 casca de limão siciliano, sem a parte branca
1/2 casca de laranja ralada, sem a parte branca,
salsinha picada

Modo de fazer: Lave e seque os pedaços de ossobuco. É interessante fazer cortes nos nervos próximos ao osso, para que a carne não se retraia no cozimento. Tempere a carne com sal e pimenta, e passe na farinha de trigo. Aqueça o azeite em uma panela grossa e de ferro, de preferência, e doure o ossobuco, de ambos os lados. Retire a carne e frite, na mesma panela, a cebola, a cenoura, o salsão e o alho. Retorne a carne, regue com o vinho e acrescente a sálvia, a salsinha e o alecrim, picados. Espere reduzir o vinho à metade, e adicione o extrato de tomate diluído no caldo de galinha. Cozinhe, em fogo baixo, durante 2 horas, ou até ficar bem macia. Adicione mais caldo, se necessário. Pode até não ser politicamente correto, mas eu uso a panela de pressão para acelerar o cozimento.
Prepare a cremolata, escaldando as cascas de frutas em água fervente, por alguns segundos. Escorra a água, e misture a salsinha. Adicione ao cozido e sirva imediatamente.
Muito embora a regra italiana divida as refeições em etapas, onde não se mistura as carnes com os acompanhamentos, esta é uma notável exceção. Este prato é servido acompanhado de um clássico risoto de açafrão, ou um bela polenta. Este prato pode ser feito com outras carnes, também, como o músculo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário