12 de novembro de 2013

FONDUE DE CARNE BOURGUIGNNONE



Como um antigo veleiro, que se solta,
e busca o vento e e abandona o cais,
eu navego buscando o meu destino,
com a inabalável fé do peregrino,
que se curva ao sacrifício, sem revolta,
e com a louca esperança de um menino,
eu espero, paciente, a tua volta...


Eu não estou muito bem, hoje! Com febre e em um dia de intenso calor, é impossível para mim, eu pensar em um fondue. Mas a ideia que você pode estar saudável e em um lugar frio, isto me deixou entusiasmada. Eu adoro fondues, porque eles são mais que um alimento, eles são agregadores, eles proporcionam momentos de alegria e cumplicidade.
Quem pode ficar indiferente a uma mesa bem posta, com muitos molhos, uma cesta de pães, legumes cozidos, tudo acompanhado de uma sedutora taça de vinho, diante do sorriso da pessoa amada???
Vamos para a cozinha?

Ingredientes:
1 kg de filet mignon cortado em cubinhos pequenos
Óleo para a fritura

Modo de fazer: Leve o óleo ao fogo e deixe esquentar bem. Coloque a a panela
sobre um rechaud, para que cada participante frite a sua carne. Use uma panela elétrica de fondue, se você tiver, porque é mais eficientes. Para saboreá-lo, passe o cubinho de carne frita no molho de sua
preferência. Sirva também, legumes cozidos, uma alegre salada e uma cestinha de pães.

SUGESTÕES DE MOLHOS PARA FONDUE BOURGUIGNONE

MOLHO BÁSICO: Leve ao liquidificador 3 ovos crus, 1 colher de café de mostarda
escura, 1/2 dente de alho, sal, suco de 1 limão, vinagre, pimenta do reino
lascas de cebola e 1 colherinha de açúcar. Bata bem e vá adicionando óleo
até dar ponto de maionese. Divida em porções e prepare os demais molhos.

MOLHO DE ALHO: 1 xícara de molho básico e 7 dentes de alho. Bata tudo no
liquidificador.

MOLHO DE ALCAPARRRAS: 1 xícara de molho base e oito alcaparras bem
picadinhas.

MOLHO DE AZEITONAS PRETAS: 1 xícara de molho base e 12 azeitonas pretas
picadas e batidas no liquidificador.

MOLHO NAVARIN: 1 xícara de molho base, 2 colheres de catchup e 1 colher
de açúcar. Misture bem. Indicado também para camarão.

MOLHO DE PIMENTÃO E SALSA: 1 xícara de molho base e 1 pimentão
verde picadinho e uma colher de salsinha. Bata tudo no liquidificador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário