8 de maio de 2013

SARDELA


Sem poder mudar o mundo,
e seus defeitos infindos,
eu semeio coisas belas,
para o mundo ficar lindo!



Os sabores italianos me transportam, inevitavelmente, à minha infância. O intenso sabor da sardela, feito com os pimentões e os temperos da horta, saboreados com o pão denso e cascudo, que era feito à sextas-feiras, no forno de lenha, tem um poder de máquina do tempo, sobre mim. Eu ainda sinto a textura da massa do pão, em minha pequenas mãos de menina; eu ainda sinto o cheiro delicioso da sardela cozinhando na panela e depois, os pequenos pedaços de pão, limpando a panela do cozimento e explodindo, como fogos de artifícios, em minha boca. São as minhas memórias que transformam a comida em poesia. Pegue o teu avental e siga-me, porque hoje comeremos lembranças. ...muitos risos...

Ingredientes:
3 pimentões sem sementes 
1 cebola
4 dentes de alho,
1 latinha de extrato de tomate,
1/4 copo de azeite,
1 potinho a sardinha anchovada, ou 180 g de aliche.

Modo de fazer:  Bata tudo no liquidificador e cozinhe, em fogo brando, por 20 minutos. Eu acrescento pimenta vermelha, cheiro verde, um pouquinho de orégano fresco e manjericão, ao final do cozimento.
Esterilize os vidros, fervento por 15 minutos, inclusive a tampa, envase  a sardela e guarde na geladeira. Para evitar abrir e contaminar os vidros que não estão em uso, eu cubro a tampa com papel alumínio e amarro com uma charmosa fitinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário