10 de março de 2013

POLVO À LAGAREIRO COM BATATAS A MURRO

E assim vamos nós, eu e você, vivendo de pequenas felicidades, conquistadas, a duras penas, todos os dias. Todos os dias, nós  mordemos a maçã e a serpente.Todos os dias nós empunhamos a lança, com uma das mãos  e, com a outra mão, nós alimentamos o nosso dragão de estimação. Aves migratórias, nós voamos,  guiados por uma desconhecida força do  universo. Nós não sabemos o porquê, nós não sabemos para onde, mas nós temos a  certeza, de  que estamos indo na direção certa, para o  destino certo. Nós não medimos distâncias,  nós  voamos sobre as fronteiras e abismos, nós cruzamos oceanos, nós enfrentamos as tempestades e o ventos.Nada nós desorienta, nada nós detém. Um dia, em algum lugar, nós estaremos juntos...

Meu queridos irmãos portugueses, aqui estou eu, postando, de joelhos, mais uma divina receita  desta instigante e saborosa cozinha. Pegue o teu sotaque, e o meu avental e siga-me, porque hoje a comida é portuguesa, com certeza. E comida para servir sorrindo e comer rezando... risos....

Ingredientes
800g de polvo limpo
4 a 5 dentes de alho
1 folha de louro
sal
azeite
Coentro
1 cebola com casca
Batatas para assar

Modo de fazer: Lave bem o polvo e cozinhe  com uma cebola com casca, sem utilizar sal, para não endurecer o polvo.Lave as batatas e coloque-as numa assadeira, salpique com sal grosso e leve ao forno:
Assim que o polvo esteja cozido, retire da água do cozimento, coloque-o numa assadeira de barro, com os dentes de alho esmagados com casca, a folha de louro, o coentro picado e azeite, até quase cobrir o polvo. Leve ao forno por cerca de 30 minutos. Quando as batatas estiverem prontas, dê um leve murro, para que elas abram, e coloque-as, ao lado do polvo, regando-as com o azeite quente. Sirva, de imediato, com uma saladinha verde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário