27 de fevereiro de 2013

BOLOS DE ANÇÃ

Eu sou simples como um evento natural, como uma chuva, um vulcão ativo, uma cachoeira, um tsunami, um punhado de água...Eu sou docemente insubordinável, escorro pelos vãos dos dedos, desço das nuvens, mergulho feliz do alto das rochas, sem que nada e ninguém possa evitar. Eu simplesmente aconteço. Você não para uma chuva, um tsunami, um vulcão em erupção. Basta manter-se a salvo  e admirar a espantosa energia... risos....

A origem do Bolo de Ançã perde-se no tempo. Sabe-se apenas que o segredo foi transmitido de geração em geração, mantendo-se a fórmula baseada em ingredientes comuns e a exigência de ser amassado à mão e cozido em forno a lenha, são fatores indispensáveis para garantir a sua qualidade. O bolos de Ançã, a exemplo dos Cornos são bolos com uma massa semelhante e que levam muitos ovos. Os cornos, com uma forma mais alongada, têm a diferença de levar canela. São também conhecidos por cornudos e constituem, ainda hoje, juntamente com os bolos de Ançã, uma prenda oferecida pelos noivos aos convidados,em casamentos. Vamos para a cozinha, porque hoje a receita é portuguesa, com certeza. ..

Ingredientes

1 kg de farinha de trigo peneirada
12 ovos (caseiros, de preferência)
375 g de açúcar branco
200 g de margarina,
250 ml de água morna
50 g de fermento de pão.

Modo de fazer: Desfaça o fermento em água morna. Faça um monte com a farinha e junte, aos poucos, a água com o fermento, deixando descansar por 10 minutos. Quebre 6 ovos, adicione a metade do açúcar e vá adicionando à massa de farinha, amassando até incorporar bem. Em seguida, vá adicionando um ovo da cada vez, com um pouco do açúcar restante, até terminarem os ovos e o açúcar. Por último, derrete-se a margarina, junta-se também à massa, até obter uma massa lisa, elástica e homogênea. Coloque a massa em um recipiente grande e fechado e deixe levedar em um local sem vento. Eu uso o forno elétrico desligado. Quando dobrar de volume, modele os bolos e coloque em assadeiras untadas. Deixe crescer e asse em forno quente, preaquecido. O bolos originais são assados em fornos a lenha, mas se você não tem um, asse naquele que você tiver, até ficar bem douradinho.
Você pode modelar em S, os cornos, redondos ou finos e dobrados, como os usados em casamentos. Podem, ainda,
ser enriquecidos com limão ou canela


2 comentários:

  1. Respostas
    1. Eu sou uma brasileira apaixonada pela cultura e pela gastronomia portuguesa. Eu sei você são muito zelosos pelos seus patrimônios culturais. Eu postei essa receita em homenagem a Portugal. Se há algo errado, corrija-me, por favor.
      Obrigada.

      Excluir