17 de janeiro de 2013

TORTA DE BACALHAU

Talvez o vento tenha virado a página,
Talvez a chuva tenha borrado a tinta,
Talvez, algum anjo ciumento, tenha tentado apagar o que estava escrito.
Talvez Deus tenha escrito que eu seria  tua para sempre, e depois, ele mesmo se esqueceu.
Mas, ninguém pode apagar o foi escrito nas estrelas, nem mesmo o próprio escritor.
Eu escrevo para que você nunca se esqueça.

Às vezes. tudo me parece distante, todos me parecem distantes. Eu suspeito que tudo e todos, inclusive você,  estejam na minha cozinha. ...risos... Hoje nós vamos para a cozinha, para preparar um tortinha de bacalhau..... Você vai rir e me dizer que não é possível, porque o bacalhau precisar ser dessalgado. Mas eu já tenho o bacalhau prontinho. Eu sou esperta! ...risos...  Vamos, pegue o teu avental e o teu sorriso e vamos para a cozinha, porque hoje também tem! ....mais risos...

Ingredientes
500 g de bacalhau em lascas
2 xícaras (chá) de leite
1 folha de louro
500 g de batatas descascadas e cortadas em cubos
4 colheres (sopa) de azeite
4 colheres de azeitonas pretas picadas
1 cebola em cubos
Sal e pimenta-do-reino a gosto
2 colheres (sopa) de salsa em cubos
2 ovos
4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
4 colheres de farinha de rosca

Modo de fazer: Deixe o bacalhau de molho em água fria, por 24 horas, trocando a água 3 vezes. Escorra e coloque em uma panela. Acrescente o leite, o louro e leve ao fogo baixo por 10 minutos, ou até o bacalhau ficar macio. Retire o bacalhau do leite, deixe esfriar e desfie. Coloque as batatas no leite do cozimento do bacalhau e cozinhe até que fiquem macias. Escorra reservando o leite e esprema com um espremedor. Aqueça uma panela com azeite, refogue a cebola e adicione o bacalhau, a batata, o sal, a pimenta, as azeitonas picadas e despeje o leite reservado, aos poucos, mexendo até obter um purê consistente. Tire do fogo, misture a salsa e os ovos, um a um, mexendo bem a cada adição. Despeje em um refratário e polvilhe com o queijo e a farinha de rosca. Leve ao forno alto, preaquecido, por 10 minutos ou até gratinar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário