16 de novembro de 2012

RIGATONI DE BERINJELA

Para que o teu mundo seja mais bonito, eu arrastarei  montanhas e planetas, eu plantarei florestas e  adornarei o meu peito com um colar de estrelas. 
Para que você sorria, eu tecerei sorrisos com raios de sol, e cobrirei você com beijos, todas as manhãs,
Boa noite, para você que vê a beleza deste mundo!
Eu acredito em coisas que ninguém mais acredita. Eu acredito em generosidade, ternura em amor. Eu acredito que nas coisas que transcendem, que estão acima da nossa compreensão e eu tento compreendê-las. Mas há  coisas que eu estão acima da minha compreensão. Então eu apenas sinto.
Woow! Eu falei demais! Hoje nós vamos para a cozinha, para fazermos um prato leve e elegante, criado pelo Chefe Vicenzo Marconi. Traga as taças. Vamos jantar no jardim, à luz das estrelas e brindar com um fresco espumante dos vinhedos do Rio Grande do Sul. ...muitos risos...

Ingredientes
320 g de rigatonis grandes
500 g de berinjela
400 g de tomates pelados
60 g de cebola
30 g de cenoura
30 g de salsão
3 dentes de alho
1 buquê de manjericão picado
150 g de mussarela
4 ramos de tomilho
1 colher (sopa) de farinha de trigo
8 tiras de alho-poró aferventados
sal e azeite extravirgem.

Modo de fazer: Lave as berinjelas  e descasque metade delas. Corte as cascas em fatias finas, passe na farinha e frite em azeite. Retire e deixe escorrer em papel toalha e tempere com sal. Corte as berinjelas descascadas em cubos pequenos e salteie numa frigideira com azeite e 1 dente de alho. Corte as demais berinjelas, corte-as ao meio, tempere com o alho e o tomilho, regue com 1 fio de azeite e leve ao forno preaquecido a 200ºC, por 20 minutos. Quanto estiverem prontas, raspe a polpa das berinjelas assadas com uma colher e bata no liquidificador, com um fio de azeite. Tempere com sal e mantenha aquecido. Lave e pique o salsão, a cenoura e a cebola e refogue-os em uma frigideira com um fio de azeite e 1 dente de alho. Adicione os tomates pelados e cozinhe por 30 minutos. Cozinhe a massa al dente,  em água fervente com sal, escorra e salteie a massa com a metade do molho de tomates. Em outra panela, junte as berinjelas salteadas e a outra metade do molho de tomate,  acrescente a mussarela cortada em pequenos cubos e o manjericão. Recheie os rigatonis com esse composto. Antes de servir, leve-os ao forno a 130ºC por 3 minutos. Distribua o molho de berinjela no centro dos pratos, arrume os rigatonis, amarrados com uma tira de alho-poró, guarneça com as cascas da berinjela e regue com um fio de azeite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário