29 de outubro de 2012

TAGLIARINI DE FESTA COM BACALHAU E LUA CHEIA

É noite de lua cheia
e eu convidei as sereias,
as deusas do rio e da floresta,
para participar desta festa.
Eu estou voltando da Amazônia e estou voltando do hospital.
Parece que não combina, mas acontece sempre igual. ...risos...
Eu entro dentro da mata e me exponho ao seu rigor,
e ele quase me mata  de saudade e de amor...

Que saudade de você! O Amazônia é imensa e sedutora, o Rio Tapajós é um mar azul que esconde a floresta para protegê-la, lá do outro lado da sua margem. Mas eu senti saudade dos nossos encontros na cozinha. Hoje, é noite de lua cheia e eu deixarei abertas as portas e as janelas, para que a lua venha nos visitar. Vamos para a cozinha fazer este prato de massa? Depois nós poderemos comer no jardim, sentados no chão, com uma taça de vinho branco e fresco do lado. Vamos brindar à vida, à lua cheia, aos rios que eu tanto amo e a você. Sem você, não há festa. ...risos... Pegue o seu avental e siga-me! ... muitos risos...

Ingredientes
500 g de massa tipo tagliarini fresca 
1 dente de alho picado
2 colheres (sopa) de azeite extravirgem
300 g de bacalhau dessalgado, cozido e desfiado.
80 g de tomate seco
50 g de azeitonas verdes
50 g de azeitonas pretas
1/2 xícara de folhas de manjerão francês (aquele de folhinha pequena)
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de azeite extravirgem
4 xícaras (chá) de leite desnatado quente
1/2 xícara (chá) de requeijão light
2 colheres (chá) de sal
1 pacote de queijo parmesão ralado (100g)
100 g de tomates cereja e folhas de manjericão para decorar.

Modo de fazer: Cozinhe a massa "al dente" Em uma panela média, doure o alho no azeite e junte o bacalhau. Refogue levemente e acrescente as azeitonas, os tomates secos e o manjericão e reserve. Em outra panela, doure a farinha de trigo no azeite e vá juntando, aos poucos, o leite quente, mexendo sempre até que encorpe. Adicione o requeijão, acerte o sal e mexa até formar um creme homogêneo. Monte pratos individuais, fazendo um fundo com o molho de requeijão, um ninho de de massa e uma cobertura com o refogado de bacalhau. Decore com raminhos de manjericão e tomates cereja. Fica lindo e delicioso. 
(Pegue o teu prato e vamos para o jardim, porque hoje nós vamos celebrar o amor, numa linda noite de lua cheia. ...risos...)
Dentro do leito do Rio Tapajós, no Pará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário