27 de outubro de 2012

CESTINHAS DE FRUTAS

Fonte: Quinto peccato capitale


O Rio Tapajós corre em minhas veias, com as suas azuis e cristalinas águas.
Como o meu coração, às vezes corre sereno e teimoso, rumo ao mar.
Sem aviso prévio, de repente eles ficam revoltos, o meu coração e o rio.
Pobres "voadeiras" que enfrentam o dragão das ondas do rio,
Pobre coração que enfrenta as tormentas do amor.
Mas o rio volta à calma,
Eu volto para você!

Visitar a Amazônia sempre me deixa perplexa. Eu me divido entre a arrebatadora beleza, a colossal grandeza e o ritmo da devastação. Do alto, a devastação adquiri formas geométricas, com retângulos e círculos de desmatamento, mas a corrosão da floresta, íntima  e invisível a olho nu, é a que mais me assusta. O ser humano, como um câncer, corrói a gigantesca floresta, que resiste, e devolve aos nossos olhos, uma gigantesca beleza. Voltei mais confiante, entretanto, ao constatar, nas comunidades tradicionais, um respeito imenso pela mata e pelos rios. Hoje, o meu amazônico amor, me leva para a cozinha para preparar uma singela cestinha de frutas. Vamos comigo, para a mais aventureira das cozinha. ...muitos risos....

Ingredientes
400 g de farinha
180 g de manteiga
150 g de açúcar
3 ovos
1 limão ralado (ou uma colher de chá de essência de baunilha)

Ingredientes para o creme
125 g de açúcar
3 gemas
25 g de farinha
250 ml de leite

Ingredientes para decorar
morangos
kiwi
uva branca
gelatina de fruta ao seu gosto.

Modo de fazer: Prepare a massa, inicialmente reduzindo a manteiga em pedaços pequenos e deixe amolecer em temperatura ambiente. Em uma tigela, despeje a farinha e o açúcar, adicione a manteiga, os ovos e a casca de limão ralada. Mexa rapidamente os ingredientes até obter uma massa lisa. Coloque em filme plástico e leve à geladeira por cerca de meia hora. Quando a massa estiver pronta para usar, estenda com um rolo sobre uma superfície enfarinhada. Fazer uma massa  bastante fina e corte muitos círculos. Coloque cada círculo em forminhas onduladas,  previamente untada. Assar a 180 ° C durante cerca de 10 minutos. Retire do forno, desenforme com cuidado e  deixe esfriar.
Prepare o creme, colocando em uma tigela, o açúcar e as gemas. Bata bem, até ficar um creme claro e fofo. Adicione a farinha e continue mexendo com um batedor para misturar bem. Despeje o leite aquecido antes e mexa bem, até ficar homogêneo. Transfira para uma panela e leve ao fogo até o ponto de ebulição, mexendo sempre. Quando iniciar a fervura, reduza o fogo e cozinhe por 5 minutos. Quando o creme estiver pronto e frio, encha os cestinhos e decore com pedaços de frutas, kiwi, morango e uva.
Prepare a gelatina conforme instruções e deixe na geladeira até começar a endurecer. Cubra com uma camada fina, os ingredientes do recheio. Deixe as cestinha na geladeira por uma hora, no mínimo, sirva e arrase!

Nenhum comentário:

Postar um comentário