6 de agosto de 2012

PATÊ DE CARNE ENCAPADO

E é a vida, esse sopro que nos move,
que nos faz  sonhar todo o dia,
que me liga a você e me comove,
que nos funde no sol da poesia...


Embora tenha nome de patê, esse prato tem mais é cara de um rocambole de carne. Seja qual for o nome, vamos para a cozinha, brincar de feiticeira.

Ingredientes
Massa:
4 xícaras (chá) de farinha de trigo
250 g de manteiga
1 colher (chá) de sal
2 ovos

Marinada:
1 1/2 copo de vinho branco seco
1 ramo de tomilho
1 folha de louro
1 cebola em rodelas
sal e pimenta a gosto

Recheio:
1 kg de carne magra
300 g de toucinho
4 colheres (sopa) de salsa picada
1/2 folha de louro
1/2 colher (café) de tomilho seco
8 ovos
2 colheres (sopa) de fécula de batata
2 colheres (sopa) de conhaque
 sal, pimenta-do-reino e noz moscada a gosto

Modo de fazer: Prepare a massa na véspera, fazendo uma cova no centro da farinha peneirada e coloque aí os outros ingredientes. Misture com o dedos e vá juntando água fria, às colheradas, até conseguir uma massa firme, sem ser dura. Enrole em papel alumínio e deixe descansar em local fresco.
Também de véspera, prepare a marinada, misturando todos os ingredientes e mergulhe a carne cortada em cubos, deixando tomar gosto. No dia seguinte, moa a carne com o toucinho, tempere com salsa, o louro e o tomilho, junte 1 ovo, a fécula de batata e o conhaque. Adicione o sal, a pimenta e a noz-moscada para que o sabor fique bem acentuado.
Abra 3/4 da massa num retângulo de 3 a 4 mm de espessura. Coloque no centro a metade do recheio, disponha sobre a  carne 6 ovos cozidos e descascados e cubra com o restante da carne, fechando no formato de um rolo e unindo  as pontas com um ovo batido. Abra o restante da massa numa espessura ainda mais fina, corte um retângulo, suficiente para cobri o rolo de carne, e com restante da massa, faça pequenas folhas para decorar. Pincele toda a superfície e faça dois furos para saida do vapor, colocano um rolinho de papel manteiga, parna mantê-los aberto..Leve ao forno quente, por 2 horas e 15 minutos, tendo o cuidado de verificar a cor (se escurecer muito depressa, cubra com papel alumínio) Sirva morno ou frio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário