28 de fevereiro de 2016

COUVE FLOR COM FAROFA CROCANTE DE AVELÃS E PARMESÃO

Fonte e foto: Cucchaio D´Argento
Mais um fim de domingo com gosto de cabo de guarda chuva! Está caindo uma chuva que sugere o fim do mundo. É uma chuva magoada e vingativa, que desafia a capacidade de proteção do meu telhado. Aliás, o meu telhado anda me desafiando demais, ultimamente. Parece-me que eu estou vivendo mais em cima do meu telhado, reparando os danos, do que dentro da minha casa. E você? Já subiu você em um telhado para ajustar as telhas???? ...muitos risos....
Com essa chuva caindo em meu impluvium, eu estou sentindo uma irresistível tentação de eu cozinhar. Deve ser alguma compulsão. ...mais risos...
Pegue o teu avental e siga-me, porque o ato de  cozinhar pode ser muito divertido, mas o ato de comer pode ser uma celebração. Eu sei que existem  encontros mais intensos e mais passionais, mas um encontro ao redor da mesa, com a pessoa amada, pode ser um final muito feliz e romântico, para um fim de domingo. O prato de hoje é um crumble. O crumble  é um prato Inglês, de origem irlandesa, e pode ser doce ou salgado. Ele é caracterizado por uma cobertura de farofa que, quando assada, se torna crocante. O  Crumble de hoje, tem uma base de couve flor e queijo Fontina, um queijo suave, de sabor doce e delicado, mas intenso, com uma textura mole e elástica, quase cremosa, cuja maturação é de três meses. Oriundo da Itália, esse queijo dá volume e personalidade ao prato. A cobertura leva queijo parmesão ralado e avelãs. Ok! Couve flor não é uma unanimidade, mas, associada ao queijo Fontina e à cobertura de avelãs, pode ser uma surpresa ao seu paladar, especialmente se for apreciado em boa companhia e acompanhado por uma taça de um bom vinho Cabernet Franc ou Merlot. Tente, experimente, arrisque-se, porque nós somente abrimos novas fronteiras, tentando, experimentando e se arriscando. Boa noite, para você que experimenta! Boa noite, para você,  que se arrisca! Boa noite para você, que sorri, porque quando a gente  sorri,a vida se torna deliciosa.

Farofa ou crumble
100 g de farinha
80 g de manteiga fria
60 g de avelãs torradas
50 g de queijo parmesão
1 pitada de sal iodado

Ingredientes do prato.
400 g de couve-flor
150 g de queijo fontina
azeite extra-virgem
sal iodado
pimenta


Modo de fazer: Limpe a couve flor, corte a em pequenos buquês e lave bem. Cozinhe em água fervente com um pouquinho de sal, por alguns momentos, até que fique cozida, mas firme. Escorra e lave com água fria, para parar o cozimento, e deixe escorrer bem.
Prepare a farofa, colocando na tigela  do processador, a farinha, a manteiga, o queijo parmesão em cubos e as avelãs. Bata no processador, de forma descontínua, até obter uma farofa. Não bata demais para não formar uma pasta. Deixe descansar na geladeira. Preaqueça o forno a 180 graus.
Em um refratário untado disponha a couve flor, polvilhe com cubinhos de queijo Fontina, e tempere com azeite extravirgem, sal e pimenta. Misture bem e cubra com a farofa. Asse por cerca de 30 minutos, e sirva.

Nota:  A couve-flor é um alimento rico em sais minerais e vitaminas, mas é considerada, entretanto, como um alimento que favorece o aparecimento do bócio, porque a sua ingestão interfere com o metabolismo de iodo. A sua ingestão, sem exageros, não oferece prejuízos à saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário