6 de março de 2016

PÃEZINHOS DE LEITE

Alguns pingos de chuva, caindo em minha mão,
escorrem em meus  dedos, provocando o arrepio. molhando a despedida das chuvas de verão,
do calor infernal, do amor que se  partiu...

São tantas as paixões, são tantos sentimentos,
partindo e chegando, na mesma estação,
são traços do teu cheiro, trazidos pelo vento,
são nuvens de esperança, e sonhos que se vão...

Eu ouço o vento frio, soprando na janela,
meus pés estão pisando, nas folhas de outono,
e o silêncio da noite, soprando,  me revela,
 que a noite tem estrelas, e meu coração tem dono!


Depois de uma tarde de forte tempestade, a noite chegou , limpa, fresca e serena. É fim de domingo, e eu odeio fins de domingo, sem nenhum motivo aparente, mas quem pode ficar triste, diante de um céu cheio de estrelas? Olhando para o céu, eu sinto que não existe nenhuma fronteira entre as nações, entre os povos, entre as pessoas que se amam. Só isto já é suficiente para tornar um fim de domingo mais amigável. ...risos...
Além de um céu estrelado, amassar pão, ver o a massa crescendo, sentir o cheiro do pão perfumando o ar, também pode ser um eficiente antídoto para um fim de domingo. Vamos para a cozinha? Sim, para a minha nova cozinha. Afinal a minha nova cozinha merece uma inauguração à altura. E o que pode ser mais delicioso do que preparar um simples, rápido e fofinho pão de leite, a quatro mãos?
Quentinho, esse pão pode ser consumido com manteiga, requeijão, mas ele também pode ser degustado em  um hamburguer ou cachorro quente. Tutto va bene! Boa noite, para você que pode se sentir feliz comendo um pão com manteiga! Boa noite, para você que não se sente feliz, mesmo quando come caviar! Boa noite, para você que também gosta de fazer massas a quatro mãos! Boa noite, para você que nunca pensou nisso! Boa noite, para você que gosta de tudo! Boa noite para você, que também gosta  de mim!  Não se esqueça dessa nossa nobre missão! Inaugurar a minha nova cozinha! ...risos...

Ingredientes:
250 ml de leite
500 g de farinha de trigo
2 tabletes de fermento biológico fresco
1/4 de xícara de açúcar
50 g de manteiga
1 ovo
1 colher (chá) de sal

Modo de fazer: Bata no liquidificador, o fermento esfarelado, o açúcar, o ovo, o leite levemente morno e a manteiga.  Misture, aos poucos, a farinha peneirada com o sal, até obter uma massa macia, que não grude nas mãos. Faça uma bola coloque em uma tigela e cubra com filme plástico.
 Deixe crescer, em local sem vento, até dobrar de volume. Retire da tigela, e amasse apenas para retirar o excesso de ar. Faça bolinhas um pouco maior de uma noz, e coloque em uma assadeira untada e forrada com papel manteiga, de preferência, cubra com um guardanapo levemente úmido, e deixe crescer até dobrar de volume. Pincele com gema batida, delicadamente. Leve ao forno preaquecido a 200 graus C, até que estejam dourados. Pode ser servido quente, com manteiga, requeijão, geleia. Pode, também, ser servido como um mini hamburguer ou cachorro quente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário