26 de outubro de 2015

CAMARÃO CROCANTE, COM CREME DE BOBÓ


Uma forte tempestade arrancou 
árvores e, de repente, acabou a energia elétrica. Tudo fica mais claro, no escuro. ...risos...
Depois da tempestade, o céu se abriu, e uma espetacular lua cheia apareceu. Com as janelas abertas, eu estou sentindo o maravilhoso perfume de uma delicada e  rara orquídea, que floresceu hoje, indiferente à tempestade. Eu recebi esta orquídea da minha mãe, que hoje planta orquídeas no céu.
Você sabe que eu sou uma sonhadora e romântica, em que pese as dores do mundo. Neste fim de semana, eu cozinhei para os meus filhos, que vieram me visitar. Para mim, cozinhar é a arte de transformar ingredientes em afeto. Afetos que se come. ...risos...
Este prato foi criado pela Chef Ana Luiza Trajano, em uma deliciosa  declaração  de amor para o Chef Yann Corderon. Eu adaptei a receita para o meu gosto e o gosto dos meus filhos. A receita é adaptada, mas o meu amor é autoral.  Vamos para a cozinha, à luz de velas, porque o jantar de hoje, está celebrando o amor! Boa noite, para você, que também gosta de uma boa comida, temperada com muito carinho. Boa noite, para você,  que compartilha comigo, o amor e a comida. Boa noite, para você, que  ajuda a  torna a minha vida, uma deliciosa aventura. 

Ingredientes:
Para o camarão

6 camarões grandes
500 g de mandioca ralada
1 ovo
Sal a gosto
1 litro de óleo

Para o bobó
300 g de purê de mandioca
50 g de pimentão vermelho
1/2 cebola pequena cebola
1 dente de alho
50 g de castanha-de-caju
1/4 de pimenta-dedo-de-moça
100 ml de leite de coco
30 ml de azeite de dendê
50 ml de bisque de camarão
Sal e pimenta

Modo de fazer: Rale a mandioca, coloque em um guardanapo bem limpo e aperte para tirar o líquido. Tempere o camarão com sal temperado e passe no ovo. Empane com a mandioca ralada e frite no óleo não muito quente para cozinhar o camarão e ficar com a mandioca crocante por fora.
Para preparar o bobó, refogue a cebola e o alho no dendê. Depois, coloque o pimentão, o purê de mandioca e o bisque. Ajuste a consistência e o tempero e finalize com a pimenta, o leite de coco e mais dendê.


Monte o prato, colocando um base de creme de bobó e os camarões crocantes por cima. Decore com flores e brotos e sirva com arroz de coco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário