25 de julho de 2015

BOLO CREMOSO DE TAPIOCA




Deliciosa manhã, molhada pela chuva!
a paisagem toma banho, sem pudor,
as minhas mãos, inquietas, tiram a luva,
e  acariciam este nosso estranho amor ...
Com seus mil dedos  e seu toque sensual,
a chuva molha o meu sorriso e ela desperta
o amor da alma e este nosso amor carnal,
que se revela  em nossa face descoberta...
Molhado, o teu sorriso resplandece,
e ele  atrai  o meu sorriso, fascinado.
A chuva cai e o meu desejo cresce,
porque você fala de amor, mesmo calado
Se a chuva lava toda a dor e toda a cura,
se a chuva molha o meu amor e a semente,
você germina e você nasce da  loucura,
ou lucidez da minha alma inconsequente....


Cai uma chuva triste, insistente.Não é aquela chuva que me convida ao banho e me faz rir.
 É um choro contido, com lágrimas silenciosas que escorrem pela vidraça. Eu gosto de abrir a janela do quarto e ficar ouvindo esse som hipnótico da chuva. Uma dia de chuva pode ser triste ou pode ser lindo. Tudo depende da luz que temos dentro de nós. Não é o que vemos, que faz a chuva ser alegre ou triste. É o que nós sentimos. Eu gostaria de dividir com você esse dia chuvosa e frio, para eu  transformar estes momentos cinza em coloridos e inesquecíveis coloridos momentos de prazer, porque a alegria é um fantástico produto que, quanto mais nós compartilhamos, mais nós temos.
Vamos para a cozinha? O prato de hoje é profundamente brasileiro. Quando nós comemos uma fatia de bolo de tapioca, nós sentimos, em nossa boca, o gosto do Brasil! A tapioca, um subproduto da mandioca, é uma iguaria tipicamente brasileira. De origem indígena, foi criada pelos povos tupis-guaranis, que ocupavam a faixa litorânea de sul a norte do Brasil, e foi adotada pelos outros povos indígenas, como os Cariris no Ceará e os Jês na Amazônia. Posteriormente fez parte da base alimentar dos escravos africanos e, por fim, foi adotada  pelos colonizadores portugueses de Pernambuco, que a descobriram como um substituto do pão. Hoje esta disseminada por todo o território brasileiro, incluindo as grandes cidades e os Shopping Centers. A tapioca é um amido extraído da mandioca crua ralada e espremida. Da decantação do líquido extraído da mandioca, se obtém uma pasta branca, chamada popularmente de goma de mandioca. Para este bolo, a tapioca utilizada deve ser a seca e granulada. NÃO FAÇA COM A TAPIOCA HIDRATADA! NÃO DÁ CERTO!
Boa tarde para você, que gosta de chuva! Boa tarde para você, que gosta de tapioca! Boa tarde para você, que gosta de compartilhar alegria! 

Ingredientes:

2 xícaras (chá) de tapioca granulada
2 xícaras (chá) de açúcar
1 colher (chá) de sal
1 litro de leite fervendo
200 g de coco ralado
1 vidro de leite de coco pequeno
1 lata de leite condensado

Modo de fazer: Misture a tapioca, o açúcar, o sal, e o coco, se você utilizar coco ralado de pacote. Aqueça o leite, até o ponto de fervura, e despeje a metade sobre a mistura da tapioca.Mexa muito bem, até obter uma massa homogênea. Deixe descansar por 20 minutos. Se utilizar o coco ralado fresco,  acrescente na próxima etapa.  Após os 20 minutos, acrescente o resto do leite fervente, o leite de coco e o coco, se você está utilizando coco ralado fresco. Mexa bem até obter uma massa homogênea. Unte com manteiga, uma forma redonda com um buraco no centro, e despeje a massa. Leve à geladeira por no mínimo 2 horas.  Desenforme em um prato e polvilhe com coco fresco. Se gostar, regue com um pouco de  leite condensado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário