15 de julho de 2015

BOLO DE COCO E MANDIOCA

Um pouco de silêncio, um pouco de tristeza,
um céu cheio de estrelas, nenhuma luz acesa.
Uma mulher dormindo na grama do jardim,
e uma brisa fresca, com cheiro de jasmim...
A noite traz em si, o encanto absoluto,
e toca aquela música, que apenas eu escuto.
A noite é um cenário de amor, quase perfeito,
é um negro lençol, da cama onde eu me deito.
A noite é um universo, imenso e obscuro,
é onde eu te perdi, é onde eu te procuro...





Quando eu não sei para onde ir, quando eu não  vejo um caminho para o futuro, eu retorno, humildemente, para o meu passado. Ontem foi o dia do aniversário da minha mãe. Coincidentemente,  fez dois anos que a minha mãe morreu. Ela fechou o ciclo natural da vida. Eu sinto muita falta da minha mãe, com o seu dedo verde, cultivando orquídeas, com a sua comida simples e deliciosa. Eu estou triste, hoje, e não existe nada mais reconfortante, do que eu compartilhar uma receita da minha mãe. Eu me lembro dela, me pedindo para eu  ir arrancar um pé de mandioca, para nós  fazermos este bolo. A minha mãe foi embora, para o céu. Poderia você me ajudar a fazer este bolo? ...risos...
Eu sei, eu sei! Há pessoas aqui na terra, que estão mais distantes do que aquelas pessoas que já foram para o céu, mas tudo tem um jeito. Use as asas que eu te dei, e venha me consolar, neste momento de tristeza. Boa noite, para você que se importa comigo! Boa noite, para você que gosta de mim! Vamos para a cozinha?


Ingredientes:

1 kg de mandioca descascada e crua.
3 ovos
1 xícara (chá) de leite
1 xícara (chá) de coco fresco ralado
1 xícara (chá) de queijo meia cura ralado
1 colher (sopa) de manteiga, bem cheia
1 colher (sopa) de fermento em pó

Creme de coco:
1 xícara (chá) de leite condensado
1 xícara (chá) de leite de coco
1 1/2 de coco fresco ralado

Modo de fazer: Junte os ingredientes do creme de coco em uma panela com fundo grosso, leve ao fogo baixo, mexendo sempre até obter uma textura cremosa. Retire do fogo, coloque em um recipiente e leve ao refrigerador.
Lave bem a mandioca e rale com o ralador mais grosso, para dar mais textura ao bolo. Enxugue um pouco a mandioca ralada, com um pano de prato limpo. Coloque a mandioca ralada em um tigela, e adicione os ovos, o leite, o coco, o queijo e a manteiga, e bata bem até obter uma massa homogênea. Adicione o fermento em pó e misture bem. Unte uma assadeira redonda com manteiga e enfarinhe.
Despeje a massa e leve ao forno preaquecido a 180ºC, por cerca de 40 minutos, até que forme uma casquinha dourada na superfície. Sirva o bolo morno, com o creme gelado.





Nenhum comentário:

Postar um comentário