22 de abril de 2015

BOLO CREMOSO DE FUBÁ

Fonte e foto: Água na boca
Eu adoro esta receita, e ela vem fazendo parte de minha vida, ao longo dos anos.
As minhas receitas prediletas sempre tem uma história. Algumas histórias são ligadas às origens do prato, outras histórias fazem parte da minha história pessoal, mas esta receita está ligada à história de um querido amigo. Há muitos anos, eu era chefe de um grande grupo de pessoas e, dentre eles, alguns estagiários. Um dos meus mais queridos auxiliares, se tornou amigo de um dos meus estagiários e acabou conhecendo a família dele. Por um capricho dos deuses, a mãe desse estagiário, uma gordinha e grisalha senhora, apaixonou-se pelo meu amigo, e passou a assediar esse meu jovem amigo. Uma das estratégias de sedução, dessa apaixonada velhinha, era levar esse bolo, todas as semanas, para o meu departamento. Essa estratégia era a razão de muita alegria do meu grupo, que adorava o bolo, mas ela era, também, o motivo de profundo constrangimento para o meu amigo. Claro que a história não terminou bem, mas essa receita ainda me faz rir, tantos e tantos anos depois. Se a história é um retrato das ciladas da vida, ela é também um clássico e delicioso bolo, que deve ser apreciado, sem moderação. Na vida, como na gastronomia, todos os fatos e todas as receitas tem a sua versão. Esta é a minha predileta. Qual é a tua? ...risos...

Ingredientes:
2 xícaras (chá) de leite
1 lata de leite condensado
3 ovos
1  xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de fubá pré-cozido
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de manteiga (30 g)
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 xícara (chá) de queijo minas meia cura ralado
1 pitada de sal

Modo de fazer: Bata no liquidificador, o leite,  o leite condensado, o ovos,  o açúcar, o fubá, a farinha de trigo, a manteiga, o queijo parmesão ralado e pitada de sal, até obter mistura homogênea. Misture, então,o fermento em pó, até incorporar bem à mistura. Despeje a mistura em uma assadeira untada e enfarinha, e leve ao forno médio pré-aquecido por aproximadamente, 50 minutos.
Retire do forno, deixe esfriar, corte em quadradinhos ou losangos e sirva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário