20 de março de 2015

ROLINHOS DE VITELA, PRESUNTO CRU E QUEIJO

Foto emprestada. 

Primeira noite de outono! Um inspiradora, perfumada e estrelada noite de outono! Quando eu olho para o céu, a minha mente flutua e as distâncias são anuladas. Tudo se torna muito, muito perto! O teu rosto, as colinas de Nebraska, as montanhas de Franche-Comté. Tudo está ao alcance dos meus olhos e das minhas mãos. Tudo me inspira e me dá fome. ...risos...

Eu amo a cultural face da gastronomia. Eu sou apenas uma amadora apaixonada pela gastronomia, mas eu sou uma grande exploradora deste universo sensorial. Eu sou apaixonada pelos divinos queijos produzidos na região de Franche-Comté. Eles são feitos com leite produzido pelas vacas da raça Montbéliard, que pastam no Plateau Jura. Essas vacas comem ervas e flores que dão um inigualável sabor ao leite. Esses queijos são maturados no Fort Les Rousses, construído por Napoleão Bonaparte. Escavado na rocha, com altas abóbadas e protegidos por fossos, esse forte podia abrigar milhares de soldados, cavalos e munições. Hoje, o forte abriga milhares de queijos. É nestas câmaras que os queijos Comté desenvolvem os seus intrincados sabores. O queijo é forte, ligeiramente doce, com textura suave, cremosa e pontilhado com pequenos cristais crocantes de proteínas. Seus sabores variam de leitoso, a canela, com notas de cebola, erva-doce e por vezes a manteiga de cacau. É um queijo tão complexo e muito versátil, que enobrece uma tábua de queijos, mas é espetacular em molhos, em massas folhadas ou aves e peixes.Ele se harmoniza perfeitamente com os vinhos brancos da região do Jura, que apresentam em sua gama os aromas e nozes, avelãs, cerejas e especiarias, ou os tintos mais leves, como co Château-du-Pape ou os Burgundies. Depois desta viagem no tempo e na história, eu me apaixonei pela paisagem, pelas vacas, pelas caves.Vamos então comemorar, juntos e felizes, essa deliciosa criação conjunta entre homens e vacas. Boa noite, para você que, como eu, viaja com o pensamento! Boa noite para você que viaja de avião! Rindo, eu tenho certeza que eu chego sempre mais rápido. ...risos...

Quando a gente não pode fugir dos problemas, a gente foge para a cozinha, que é quase a mesma coisa. ...risos...

O prato de hoje é um charme e uma delícia, porque leva o maravilhoso, quase mítico queijo Comté.

Este prato, acompanhado de uma taça de um vinho tinto e encorpado, como um Barolo italiano, um Cabernet Sauvignon chileno, é uma bela refeição, mas acompanhado de um Trousseau du Jura e da pessoa amada, é a mais divinal celebração. Cheers!


Ingredientes:Rolinhos:
4 escalopes de vitela  ou filet mignon, cortados bem finos,
4 fatias de presunto cru defumado
100 g de queijo Comté fatiado
4 folhas grandes de sálvia

Polenta:
600 ml de caldo de galinha
8 colheres (sopa) de fubá (eu uso o pré cozido)
100 g de queijo Comté

Modo de fazer: Coloque o caldo de carne em um panela e leve ao fogo. Adicione o fubá, aos poucos, mexendo sempre para não empelotar e cozinhe por 10 minutos. Eu costumo molhar o fubá com água fria, e só depois eu adiciono ao caldo quente. Nunca forma grumos. Depois de cozido, misture o queijo conte cortado em cubinhos. Despeje em um recipiente para servir.
Tempere os escalopes com sal e pimenta do reino. Cubra cada fatia com 1 fatia de presunto cru e defumado, uma fatia de queijo Comté e uma folha de sálvia. Enrole e prenda um um palito. Aqueça um pouco de azeite de oliva numa frigideira e frite os rolinhos, até que fiquem bem dourados e o queijo ligeiramente derretido.
Monte o prato com um rolinho e uma porção de polenta. Decore com uma folhinha de sálvia, sirva com um bom vinho e sinta-se muito feliz! ...risos...

2 comentários:

  1. Seu blog é tão lindo,com tantas receitas maravilhosas,poesias e mensagens tão lindas,será que nunca ninguém te descobriu?Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi querida! Você me descobriu, e isso é uma grande honra para mim. Eu espero que você aproveite as minhas experiências e as minhas queridas receitas. Eu sinto um grande prazer de compartilhar.

    ResponderExcluir