23 de outubro de 2014

MINI TORTAS DE RADICCHIO QUEIJO FRESCO E PEKAN



Eu fui uma menina muito pobre, e porque a minha mãe precisava trabalhar, aos 7 anos eu já comecei a cozinhar. Era muito complicado para uma menina tão pequena, cozinhar para a família,  em um fogão de lenha. Não era cozinhar de brincadeira. Era cozinhar para os pais e para os irmãos. Eu me lembro de algo que me causava muita aflição naquela época, mas que hoje me faz rir muito. Nós comíamos muita verdura. Carne apenas nos finais de semana. Quando eu preparava repolho, eu gostava de comer os pedaços cortados maiores, enquanto eu preparava. Só que eu era apenas uma menininha e eu acabava comendo muito e então sobrava muito pouco. Eu ficava muito angustiada, porque eu sabia que eu iria apanhar dos meus pais. Era uma angústia muito grande, para  para uma menina tão pequena! Mas eu tenho ótimas lembranças, também. Eu adorava criar pratos novos com os produtos disponíveis. Bolinhos de flor de abóbora, souflê de chuchu, gratinados de legumes e pães, maravilhosos pães. Eu sempre adorei amassar, esticar e apertar as macias e sensuais massas de pães. Enfim, eu tenho os meus pés plantados na cozinha, desde que o mundo é mundo. ...risos...
Cozinhar, para mim, são memórias aliadas aos sabores, cheiros e perfumes, são manifestações de afeto, é o resgate de histórias antigas e a construção de novas histórias. Cozinhar para mim é um prazer, e ainda que tudo dê errado, dá certo. Eu comecei a cozinhar por necessidade, em um tempo que eu deveria brincar. Usando a lei da compensação, hoje eu brinco cozinhando. Vamos brincar na cozinha? O prato de hoje é uma sofisticada versão dos pratos que eu preparava quando era uma menina. Venha cozinhar com a menina que mora em mim, hoje, porque ela é muito mais alegre e animada do que a antiga menina. ...risos...


 Ingredientes:
1 cebola picada
4 colheres (sopa) de azeite
2 radicchios médios picados
3 colheres (sopa) de manjericão picado
150 g de queijo branco fresco e picado em cubos pequenos
5 colheres (sopa) de noz pekan picadas
250 g de massa folhada laminada
salada de mini folhas
azeite de oliva extravirgem
sal a gosto

Modo de fazer: Refogue a cebola em uma panela com 2 colheres (sopa) de azeite de oliva. Junte o radicchio, o manjericão e o sal. Refogue por mais de 1 minuto. Retire do fogo e, quando amornar, misture os ovos, o queijo e as nozes picadas. Abra a massa e corte em 16 discos de 8 cm de diâmetro cada, e pincele com o azeite restante. Coloque os discos em uma assadeira e sobre cada disco, coloque uma generosa porção de recheio. Asse em forno preaquecido a 180º C, por 25 minutos. Retire do forno e sirva com uma salada verde de folhas tenras, temperadas com sal, azeite extravirgem e acetto balsâmico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário