3 de julho de 2014

DOCE DE MAMÃO VERDE

A luz da lua ilumina o cenário.
A noite quieta faz vibrar o ar parado.
Eu te procuro, neste mundo imaginário,
e no silêncio, eu escuto o teu chamado.
E pela noite, eu caminho sem destino,
com o meu coração descompassado,
e fascinada, num relance repentino,
você me prende num abraço apaixonado.
Eu vejo, enfim, o teu rosto definido,
na luz da lua , refletida no jardim,
sinto o teu cheiro perfumando o meu vestido,
e este momento me parece não ter fim.
Eu reencontro, em você, homem amado,,
este amor que já era, antes de ser,
e o meu futuro se encontra com o passado,
nesta fantástica aventura de viver...


Esta noite eu estou muito dividida. Eu estou dividida entre a alegria extrema, entre a tristeza extrema. Rindo, eu vou ficar no meio, no meio da cozinha. Hoje eu preparei um doce com o gosto da minha infância. Eu me lembrei que um dia eu subi em um mamoeiro carregado com muitos, muitos mamões. O mamoeiro quebrou e nós caímos juntos, eu, o mamoeiro e os mamões. Eu levei uma surra do meu avô, mas eu estou rindo até hoje. E fazendo doce de mamão, também! Vamos para a cozinha, porque hoje nós vamos dividir o doce sabor das minhas desastradas aventuras de infância. Vamos lá!
Doce de mamão sem traumas! ...risos...

Ingredientes:
1 kg (polpa) de mamão verde
1 colher de bicarbonato de sódio
1 kg de açúcar
500 ml de água
1 colher (chá) de cravos da índia
canela em pau.

Modo de fazer: Risque o mamão com a ponta de uma faca para sair o leite e, depois de uma hora ,corte o mamão pela metade, sem tirar a casca, e retire bem as sementes. Rale o mamão, ou corte-o, em tiras finas. Deixe o mamão de molho em bastante água, de um dia para o outro, trocando a água por  algumas vezes. Escorra muito bem e reserve. Ferva água em uma panela grande, adicione uma colher de bicarbonato e afervente o mamão ralado ou cortado em tiras, por 2 minutos. Este procedimento retira o amargo do mamão. Retire do fogo e escorra a polpa de mamão, enxague com água fria e escorra bem.  Coloque o açúcar em uma panela grande e junte a água, a canela em pau e os cravos da índia. Deixe ferver até obter uma calda rala. Junte o mamão e cozinhe no ponto desejado, por cerca de 30 ou 40 minutos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário