17 de julho de 2014

BACALHAU GRATINADO COM LEGUMES E MOLHO BECHAMEL

Fonte: Receitas de Portugal
Eu não quero alguém que preencha os meus espaços, ou que elimine os pesadelos que me assaltam, eu quero alguém que perdoe os meus fracassos, e que me aceite, com os pedaços que me faltam...

Uma linda tarde de inverno, com um maravilhoso sol atravessando a sala do meu escritório. Inspirada neste lindo sol que me ilumina, eu estou atravessando o Oceano Atlântico, montada em meu cavalo de vento (risos) , apenas para eu desfrutar  o rico sabor de um prato português, este inspirador bacalhau com legumes. Acompanhado de arroz é salada, é uma refeição. Em tua companhia, é uma celebração. Vamos para a cozinha, porque a vida se revela ao redor de uma mesa, e o prato de hoje, é português, com certeza

Ingredientes
500 g de bacalhau desfiado
2 abobrinhas  médias
2 cenouras
1 cebola
1 folha de louro
2 xícaras (chá) de espinafre limpo e cozido.
1 ramo de salsa
3 colheres de sopa de azeite
sal, pimenta preta e noz moscada moída
queijo mussarela ralado

Molho bechamel
400 g de leite
30 g de farinha
2 colheres de sopa de azeite
sal, pimenta preta e noz moscada moída

Modo de fazer:  
Rale os legumes, grosseiramente, em um processador ou um ralador e reserve.Numa frigideira anti aderente, ou num wok, refogue a cebola e a salsa picadas com o louro e o azeite. Adicione os legumes ralado, e refogue bem. Junte o bacalhau e refogue por  cerca de 5 minutos, para  evaporar o liquido que se forma. Adicione o espinafre, e coloque a mistura em um refratário, untado com manteiga.
Prepare o bechamel, juntando todos os ingredientes numa caçarola e levando ao fogo brando, mexendo sempre, até atingir a consistência desejada. Junte o molho ao refogado de bacalhau, mexendo levemente. Polvilhe com queijo ralado e leve ao forno, a 180º C, para gratinar. Sirva com arroz branco e uma alegre salada de folha e cenoura ralada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário