24 de julho de 2013

ARROZ DE FRANGO COM ESPINAFRE E COGUMELOS

Fonte: Receitas de  Portugal
Tarde triste e gelada, com um céu cinza e carrancudo. Rindo, eu vejo nesta conjunção de mal humor do tempo, uma rara oportunidade para eu usar as minhas lindas e pouco úteis roupas de inverno. Sem cura, a minha doença genética pela poesia, ataca novamente. ...risos...

"Se a chuva escorre, triste na vidraça,
o meu pensamento voa livre, com o vento,
e ele se encontra com você, na praça,
e ele transforma as sensações deste momento...

O que era amargo, torna-se então doce,
a triste chuva se enche de magia,
e o sorriso que você me trouxe,
enche de sol este cinzento dia...


Com o toque mágico da minha mão,
eu crio sonhos, amores e delícias,
eu faço versos, afagos e até pão,
neste universo aberto de carícias..."

 Ok! Você prefere um bom prato de comida? Então vamos lá! Adaptando a saborosa e rica criatividade dos meus irmãos portugueses, às disponibilidades e à linguagem do meu Brasil, vamos para a minha cozinha (acolhedora e quentinha), para degustar este prato lindo, simples e saboroso. Pegue duas taças e vamos brindar juntos, com um maravilhoso vinho verde português, este dia que, lá no início da postagem, se mostrava frio e triste. A nossa energia aqueceu e iluminou o dia! Cheers!

Ingredientes
2 pessoas:

1 xícara (chá)  de arroz basmati, previamente cozido
200 g de cogumelos parís, frescos e laminados
½ linguiça portuguesa em fatias
1 peito de frango
200 g de espinafres frescos
100 ml de vinho branco
1 cebola pequena
2 dentes de alho
1 folha de louro
2 colheres de sopa de polpa de tomate
1 colher (chá) de massa de pimentão
Sal e pimenta a gosto
Azeite suficiente.

Modo de fazer: Pique a cebola e os dentes de alho e leve-os ao lume juntamente com uma colher de sopa de azeite e deixe refogar. Acrescente a linguiça em fatias, o louro , a polpa de tomate e a massa de pimentão e deixe refogar mais um pouco. Se você não tiver a massa de pimentão, você pode refogar, junto com a cebola e o alho, meio pimentão vermelho pelado e picadinho.  Acrescente agora o peito de frango em tirinhas, os cogumelos e o vinho branco e deixe refogar até a carne ter cozinhado e o vinho ter evaporado. Acerte o sal e a pimenta e acrescente o arroz já cozido e o espinafre limpo e sem talos. Mexa bem, até e mantenha no fogo até o espinafre murchar. Sirva quente, com salada verde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário