25 de julho de 2013

ALMÔNDEGA DE RICOTA AO MOLHO DE ALHO-PORÓ

Hoje, eu amanheci querendo tudo,
lutando contra um tsunami que me invade:
eu quero a vida numa caixa de veludo,
eu quero, também, essa tal felicidade.
Eu quero tanto, tudo, neste sonho louco,
que eu desafio as regras e os limites da razão,
porque o que eu quero e tudo e é tão pouco:
eu quero apenas partilhar minha emoção....
E quando eu desafio a fúria e o vento do tufão,
eu não reconheço esta  força que me move.
Eu só sei que quando eu toco a tua mão,
tudo fica em silêncio e então ...  chove!

Hoje foi um dia gelado e triste, com uma monótona e fina chuva caindo sem parar. Gelada,  mas não morta, a minha mente flutua sobre as escarpas nevadas da região do Trentino-Alto Adige. Como a minha mente, mesmo quando está gelada, ela é muito esperta, eu pouso em uma aconchegante, fumegante e saborosa cozinha italiana. Poderia você, dar-me a honra de compartilhar comigo este surpreendente prato montanhês? Pegue o teu senso de calor e siga-me ...risos...

Ingredientes:
1 kg de ricota amassada com um garfo
500 g de farinha de trigo
3 ovos
sal, canela e noz moscada, a gosto
Para empanar:
2 ovos batidos
farinha de rosca e farinha de trigo suficiente para empanar

Molho:
4 talos de alho-poró cortados em fatias bem finas
250 g de creme de leite fresco
2 colheres de manteiga
pimenta-do-reino e sal a gosto

Modo de fazer: Misture a ricota e a farinha de trigo com 1 pitada de canela e noz-moscada, acerte o sal e amasse até formar uma uma massa homogênea e firme, que permita enrolar as almôndegas. Faça bolinha e cozinhe em água e sal fervente, como se fosse nhoque, por cerca de 10 minutos. Escorra bem e passe na farinha de trigo, no ovo e na farinha de rosca, por último. Frite em bastante óleo quente, até dourar, retire e escorra em papel toalha, mantendo-as aquecidas.
Prepare o molho, refogando o alho-poró na manteiga, até murchar bem. Junte o creme de leite e deixe ferver, em fogo bem baixo, por cerca de 10 minutos, ou até encorpar. Acerte o sal e tempere com pimenta-do-reino, a gosto. Despeje o molho em uma prato de servir e coloque a almondegas sobre o molho. Voce pode colocar o prato em forno preaquecido por alguns minutos.  Decore a gosto. Eu gosto de raminhos de salsinha e talos de cebolinhas e sirva com um arroz branquinho e solto e batata palha. Ah! Um bom vinho branco também ajuda! ..risos....

Nenhum comentário:

Postar um comentário